Imersão tecnológica: a internet das coisas está chegando

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nós últimos meses, o Brasil se tornou um dos campeões em utilização de softwares baseados no modelo cloud computing (computação na nuvem). A velocidade com que as empresas e até o governo aceitaram essa nova forma de armazenamento de dados comprova que somos um país aberto às novas tendências mundiais de Tecnologia da Informação (TI). Não é por acaso que a consultoria IDC, uma das maiores do mundo, afirma que hoje somos o 5º país em receita de TI e Telecom, e até 2014 ultrapassaremos a receita da Inglaterra nesse mercado.

Em março, estive no IBM Pulse, evento da IBM voltado para as lideranças em Las Vegas, USA, e voltei com uma pergunta: a internet das coisas (Internet of Things) terá a mesma aceitação que a cloud computing por aqui? Apesar de não ser um conceito tão novo, vejo que, além de publicações especializadas, há pouca discussão sobre esse tema no Brasil.

Lembro-me de alguns filmes clássicos de ficção científica dos anos 1990 – nos quais as máquinas tinham vida, voltando-se contra as pessoas, travando batalhas até que fossem dominadas novamente. O Exterminador do Futuro é, talvez, o exemplo que mais ficou em nossa memória. Mas se essa ficção deixasse de estar só nas telas e uma infinidade de equipamentos e objetos tivessem “vida”, e isso fosse favorável ao homem?

Pelas palestras a que assisti e os fóruns de discussão que participei em Las Vegas, não estamos muito longe disto. É possível imaginar uma infinidade de usos de softwares embarcados, capazes de interagir conosco. Uma geladeira nos ajudando a fazer compras, por saber o que tem dentro dela, qual a data de validade de cada produto, o que está faltando e qual nosso hábito de consumo de cada item. Você está com seu veículo e a concessionária interage diretamente com ele para agendar a revisão – ou ele mesmo aciona os computadores da assistência técnica para marcar um balanceamento. Não seria mais fácil prevenir problemas mecânicos e até evitar acidentes?

Imagine o sistema industrial com máquinas mais inteligentes, computando e mostrando seus gastos de energia, sua depreciação e alertando seus operadores sobre as manutenções e eventuais problemas. Ainda melhor: imagine máquinas que fizessem compras de insumos automaticamente, detectando logicamente quais os melhores preços e a qualidade, “entendendo” o impacto que suas “escolhas” promoverão no preço final do produto por elas fabricado.

Num país como o nosso, com sérios problemas de infraestrutura, todos os avanços tecnológicos são bem-vindos. Claro que ainda temos muito que avançar na melhoria da educação e no acesso à tecnologia, mas, sem dúvida, a partir do momento em que as nossas “coisas” forem mais inteligentes, teremos muito a ganhar. Assim como nossas pequenas e médias empresas estão sendo mais competitivas com a tecnologia, as pessoas serão mais produtivas se deixarem o trivial por conta das máquinas inteligentes. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

César Griebeler é gerente de produto ERP e Cloud Computing na desenvolvedora de software Senior.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Uma grande vantagem de usar computação em nuvem é a possibilidade de utilizar qualquer programas para computadores sem que estes estejam instalados no computador. Tambem, os programas fazem atualizações sem necessidade de intervenção do utilizador do computador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *