Você conhece o conceito de brand experience e sabe porque ele está sendo tanto utilizado dentro do Marketing?

O conceito de brand experience vem ganhando força nos últimos anos dentro do Marketing. E este conceito se encaixa perfeitamente em um mercado cada vez mais competitivo. No qual a conquista do consumidor não é uma tarefa nada fácil.

No post de hoje iremos falar um pouco sobre este conceito de marketing. Que vem ganhando força no mercado, ao promover relações mais ricas entre clientes e empresas.

Vamos explorar o funcionamento desta estratégia e como ela é aplicada no mercado atual. Confira como as empresas estão evoluindo a relação de seus clientes com as marcas e como isto têm gerado mais engajamento e vendas.

O que é brand experience?

Por mais que muitas pessoas consideram desta forma, o brand experience não pode ser considerado uma ferramenta.

Na verdade, o entendimento correto do brand experience é de uma técnica de marketing. O objetivo principal é gerar no cliente sensações, experiências e sentimentos únicos, através da relação dele com uma marca.

Assim, o consumidor, terá a possibilidade de analisar e testar a marca. Antes de realmente decidir pela compra de um produto ou serviço. Ou seja, ele terá a chance de confirmar se o produto é útil para ele, de verdade.

Esse conjunto de ações de brand experience fornecem aprendizados e a possibilidade de prever o comportamento dos clientes, a fim de melhorar o fluxo de consumo.

Com esses estímulos, a marca informa uma identidade, um design e cria uma comunicação mais direta e engajada, entre o cliente e a empresa que é dona de tal marca.

Como implementar o brand experience

Diferentemente do que muitas empresas acreditam, implementar o brand experience não requer um alto investimento. As ações de brand experience começam logo no primeiro contato entre marca e consumidor.

Por essa razão, é importante explorar as sensações que possam surgir no início do contato. Já que, quando o engajamento e a relação positiva entre cliente e empresa surgem de imediato, a possibilidade de que a venda de um produto ou serviço se realize, aumenta consideravelmente.

Para começar a implementar o brand experience, você pode dar uma maior atenção, solucionando problemas ou até mesmo dúvidas através das redes sociais. Outra forma muito eficaz, e igualmente barata, é promover o contato direto com o cliente, através de páginas de captação, blogs ou sites.

Explorar as sensações do cliente é a melhor forma de garantir que ele saia satisfeito ao receber seu produto. Por isso, investir em características visuais, que proporcionem vontade real por consumir aquela marca, aumenta o valor sobre o produto e o que ele representa para o cliente.

Então, as ações de brand experience devem estar voltadas para todo o processo de experiência, que ocorre entre a empresa, e a sua marca, com o consumidor.

No meio digital, essa concorrência acontece de forma muito mais rápida e com uma quantidade bem maior de informações. Por isso, implementar a brand experience, é estar atento a necessidade de mudanças constantes, mas que permeiam os valores agregados a sua marca.

A implementação eficaz de um estratégia de brand experience garante que uma empresa possa transmitir sua proposta de valor de maneira concreta. O que garante que o investimento feito em marketing tenha retorno eficiente.

Quais as vantagens dessa ação?

As vantagens do brand experience giram, principalmente, em torno das possibilidades que essas ações podem fornecer para a sua marca.

Além disso, as ações de brand experience criam confiança, junto ao consumidor, a respeito das informações sobre determinada empresa. E faz a comunicação ser o melhor meio para entender o público da marca e expandir novas possibilidades.

Outras vantagens do brand experience são:

  • Foco no que o consumidor procura;
  • Lealdade com uma determinada marca, fazendo com que ela seja lembrada acima das concorrentes;
  • Conexão de satisfação com o produto que é oferecido pela empresa;
  • Estabilidade da marca no mercado;
  • Demonstração clara e objetiva aos clientes de que a marca e a empresa possuem consistência no mercado. Desta forma, a marca passa a representar confiança e solidez;
  • O sucesso da marca possibilita a reinvenção de produtos e aplicação de novidades, que poderão ser mais bem aceitas pelos consumidores.

Exemplos de sucesso

  • Loja da Nike em Ipanema, no Rio de Janeiro

Muitas empresas têm apostado em ações de brand experience para potencializar a venda e melhorar a relação entre a marca e o cliente. Um bom exemplo de sucesso é uma loja da Nike, localizada na cidade de Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema.

A loja da empresa de materiais esportivos americanos na capital paulista apostou em diversas sensações visuais e sonoras, para explorar os sentidos dos consumidores com o que a marca representa. A ideia de esportividade, agilidade e saúde. Além de aumentar o fluxo de caixa, com esta relação mais engajada entre marca e consumidor.

Além disso, as ações da Nike possibilitaram à empresa mostrar diversas características da marca. Sem ser necessário que o vendedor fique repetindo e repetindo. Ou mesmo que fossem necessários investimentos pesados em marketing de massa, como propaganda de televisão.

Além disso, o fato de a experiência ser feita na própria loja da empresa, quebra o estigma que cerca as lojas de muitas outras empresas. Muitos clientes, por vezes, sentem-se intimidados por entrarem em lojas pouco convidativas à experiencia do usuário. E isso se reflete negativamente nas compras que eles realizam.

Porém, quando o brand experience de uma loja é bem realizado, ao entrar no estabelecimento, o cliente consegue sentir todas as possibilidades daquele produto. Além de ser visualmente estimulado sobre o que a marca busca representar. No caso da Nike, corridas, ar fresco, aventura, entre outros sentimentos que evoquem a prática esportiva.

Brand Experience

  • Loja da Mistral, em São Paulo

Outro exemplo de sucesso da brand experience pode ser encontrado no shopping JK Iguatemi, também em São Paulo. A loja Mistral, que já é uma das maiores distribuidoras de vinhos importados do Brasil, resolveu investir em interação, desenhos, cenários e muita tecnologia em sua loja. O objetivo foi mostrar ao cliente porque a marca é considerada uma das melhores do país.

Brand Experience

Com isso, o consumidor têm à disposição mesas, aonde é possível descobrir tudo sobre o vinho desejado. Permitindo ao cliente possa interagir com o produto. Assim, despertando diversas sensações visuais, sensoriais e gustativas. Que somente contribuem para que a decisão de compra seja feita e repetida por mais vezes.

O brand experience é uma ferramenta eficaz e que pode ser facilmente aplicado por qualquer marca. Sem que seja necessário um investimento alto. Ao aplicar técnicas simples de relação do usuário com a marca, mesmo que seja nas redes sociais, o brand experience será colocado em prática.

E você, conhece algum exemplo de brand experience bem feito? Algo que o fez consumir ou desejar mais uma marca do que outra? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários. Até a próxima.

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