O que é brand experience? Conheça tudo sobre este conceito fundamental do Marketing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Brand Experience

Você conhece o conceito de brand experience e sabe porque ele está sendo tanto utilizado dentro do Marketing?

O conceito de brand experience vem ganhando força nos últimos anos dentro do Marketing. E este conceito se encaixa perfeitamente em um mercado cada vez mais competitivo. No qual a conquista do consumidor não é uma tarefa nada fácil.

No post de hoje iremos falar um pouco sobre este conceito de marketing. Que vem ganhando força no mercado, ao promover relações mais ricas entre clientes e empresas.

Vamos explorar o funcionamento desta estratégia e como ela é aplicada no mercado atual. Confira como as empresas estão evoluindo a relação de seus clientes com as marcas e como isto têm gerado mais engajamento e vendas.

O que é brand experience?

Por mais que muitas pessoas consideram desta forma, o brand experience não pode ser considerado uma ferramenta.

Na verdade, o entendimento correto do brand experience é de uma técnica de marketing. O objetivo principal é gerar no cliente sensações, experiências e sentimentos únicos, através da relação dele com uma marca.

Assim, o consumidor, terá a possibilidade de analisar e testar a marca. Antes de realmente decidir pela compra de um produto ou serviço. Ou seja, ele terá a chance de confirmar se o produto é útil para ele, de verdade.

Esse conjunto de ações de brand experience fornecem aprendizados e a possibilidade de prever o comportamento dos clientes, a fim de melhorar o fluxo de consumo.

Com esses estímulos, a marca informa uma identidade, um design e cria uma comunicação mais direta e engajada, entre o cliente e a empresa que é dona de tal marca.

Como implementar o brand experience

Diferentemente do que muitas empresas acreditam, implementar o brand experience não requer um alto investimento. As ações de brand experience começam logo no primeiro contato entre marca e consumidor.

Por essa razão, é importante explorar as sensações que possam surgir no início do contato. Já que, quando o engajamento e a relação positiva entre cliente e empresa surgem de imediato, a possibilidade de que a venda de um produto ou serviço se realize, aumenta consideravelmente.

Para começar a implementar o brand experience, você pode dar uma maior atenção, solucionando problemas ou até mesmo dúvidas através das redes sociais. Outra forma muito eficaz, e igualmente barata, é promover o contato direto com o cliente, através de páginas de captação, blogs ou sites.

Explorar as sensações do cliente é a melhor forma de garantir que ele saia satisfeito ao receber seu produto. Por isso, investir em características visuais, que proporcionem vontade real por consumir aquela marca, aumenta o valor sobre o produto e o que ele representa para o cliente.

Então, as ações de brand experience devem estar voltadas para todo o processo de experiência, que ocorre entre a empresa, e a sua marca, com o consumidor.

No meio digital, essa concorrência acontece de forma muito mais rápida e com uma quantidade bem maior de informações. Por isso, implementar a brand experience, é estar atento a necessidade de mudanças constantes, mas que permeiam os valores agregados a sua marca.

A implementação eficaz de um estratégia de brand experience garante que uma empresa possa transmitir sua proposta de valor de maneira concreta. O que garante que o investimento feito em marketing tenha retorno eficiente.

Quais as vantagens dessa ação?

As vantagens do brand experience giram, principalmente, em torno das possibilidades que essas ações podem fornecer para a sua marca.

Além disso, as ações de brand experience criam confiança, junto ao consumidor, a respeito das informações sobre determinada empresa. E faz a comunicação ser o melhor meio para entender o público da marca e expandir novas possibilidades.

Outras vantagens do brand experience são:

  • Foco no que o consumidor procura;
  • Lealdade com uma determinada marca, fazendo com que ela seja lembrada acima das concorrentes;
  • Conexão de satisfação com o produto que é oferecido pela empresa;
  • Estabilidade da marca no mercado;
  • Demonstração clara e objetiva aos clientes de que a marca e a empresa possuem consistência no mercado. Desta forma, a marca passa a representar confiança e solidez;
  • O sucesso da marca possibilita a reinvenção de produtos e aplicação de novidades, que poderão ser mais bem aceitas pelos consumidores.

Exemplos de sucesso

  • Loja da Nike em Ipanema, no Rio de Janeiro

Muitas empresas têm apostado em ações de brand experience para potencializar a venda e melhorar a relação entre a marca e o cliente. Um bom exemplo de sucesso é uma loja da Nike, localizada na cidade de Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema.

A loja da empresa de materiais esportivos americanos na capital paulista apostou em diversas sensações visuais e sonoras, para explorar os sentidos dos consumidores com o que a marca representa. A ideia de esportividade, agilidade e saúde. Além de aumentar o fluxo de caixa, com esta relação mais engajada entre marca e consumidor.

Além disso, as ações da Nike possibilitaram à empresa mostrar diversas características da marca. Sem ser necessário que o vendedor fique repetindo e repetindo. Ou mesmo que fossem necessários investimentos pesados em marketing de massa, como propaganda de televisão.

Além disso, o fato de a experiência ser feita na própria loja da empresa, quebra o estigma que cerca as lojas de muitas outras empresas. Muitos clientes, por vezes, sentem-se intimidados por entrarem em lojas pouco convidativas à experiencia do usuário. E isso se reflete negativamente nas compras que eles realizam.

Porém, quando o brand experience de uma loja é bem realizado, ao entrar no estabelecimento, o cliente consegue sentir todas as possibilidades daquele produto. Além de ser visualmente estimulado sobre o que a marca busca representar. No caso da Nike, corridas, ar fresco, aventura, entre outros sentimentos que evoquem a prática esportiva.

Brand Experience

  • Loja da Mistral, em São Paulo

Outro exemplo de sucesso da brand experience pode ser encontrado no shopping JK Iguatemi, também em São Paulo. A loja Mistral, que já é uma das maiores distribuidoras de vinhos importados do Brasil, resolveu investir em interação, desenhos, cenários e muita tecnologia em sua loja. O objetivo foi mostrar ao cliente porque a marca é considerada uma das melhores do país.

Brand Experience

Com isso, o consumidor têm à disposição mesas, aonde é possível descobrir tudo sobre o vinho desejado. Permitindo ao cliente possa interagir com o produto. Assim, despertando diversas sensações visuais, sensoriais e gustativas. Que somente contribuem para que a decisão de compra seja feita e repetida por mais vezes.

O brand experience é uma ferramenta eficaz e que pode ser facilmente aplicado por qualquer marca. Sem que seja necessário um investimento alto. Ao aplicar técnicas simples de relação do usuário com a marca, mesmo que seja nas redes sociais, o brand experience será colocado em prática.

E você, conhece algum exemplo de brand experience bem feito? Algo que o fez consumir ou desejar mais uma marca do que outra? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários. Até a próxima.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *