Chatbots no atendimento, você vai gostar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Chatbots no atendimento

Chatbots no atendimentoDe uma coisa não se tem dúvidas: os robôs chegaram para ficar e serão cada vez melhores.

A tecnologia disruptiva está transformando as atividades dos setores administrativos, de atendimento ao cliente, serviços bancários, transporte e turismo, e-commerce, governos, entre outros.

Por conta disso, hoje se fala de uma simbiose entre os robôs e os humanos: onde um não vive sem o outro.

Quando apareceram os caixas eletrônicos nos bancos, isto não significou que os humanos ficaram sem trabalho, mas sim que sua função foi redefinida, voltando-se para tarefas mais complexas e personalizadas.

Quando os e-commerce nasceram, e junto os sistemas online de gestão de tarefas administrativas e atividades contábeis, isso não significou o fechamento de lojas. Os veículos autônomos não nascem sozinhos, a biomedicina não utiliza a robótica por conta própria e podemos seguir citando exemplos pelas mais diferentes indústrias.

Os benefícios da utilização de inovações tecnológicas estão redefinindo o papel do humano. De um lado, temos o consumidor, cliente ou cidadão que obtém o que necessita em tempo real e sem sair de casa, o que traz a experiência e a satisfação como ponto focal para o êxito de qualquer empresa.

Quanto mais você utilizar seus dispositivos para efetuar ações, mais usar os sistemas disponíveis e realizar transações online, mais iremos avançar em relação à usabilidade, à evolução de plataformas e em processos resolutivos, o que será um benefício direto para sua qualidade de vida e experiência como usuário.

Isto reflete diretamente em uma maior satisfação e otimização do tempo das pessoas e em uma redução dos custos operacionais, incremento de vendas e fidelização do cliente.

Bons para tarefas mecânicas e repetitivas

Do outro lado, ao automatizar tarefas mecânicas, repetitivas, previsíveis e até mesmo chatas para seus empregados, a empresa está apostando na redefinição do trabalho das pessoas com o apoio do uso de tecnologias inteligentes. Desta forma, o humano vai poder focar em tarefas mais sofisticadas, significativas e personalizadas, que valorizam seu posto de trabalho. A tecnologia está evoluindo para permitir uma gestão mais dinâmica e menos hierarquizada no trabalho.

A robotização de algumas atividades do trabalho permite otimizar a gestão humana e a produtividade, justamente o contrário que alguns temores existentes onde seríamos substituídos pelo avanços tecnológicos, e aí está o verdadeiro desafio para chegarmos a uma perfeita simbiose humano-robô.

Isto se chama “Economia criativa”, os trabalhos criativos demandam o uso de habilidades cognitivas, que só o ser humano possui. Em estudos de inteligência artificial fala-se sobre a existência de funções cognitivas próprias do ser humano que são impossíveis de serem simuladas.

Chatbots no atendimento

Então, a automatização, robotização e a inteligência artificial aplicada à vida cotidiana, como os chatbots, que possibilitam uma redução do tempo de resposta das filas de atendimento e garantem a redução do TMA (tempo médio de atendimento) no SAC, farão com que apareçam e cresçam novas categorias de emprego.

A aplicação de tecnologias inteligentes, os robôs, sistemas que automatizam, programas informativos e algoritmos matemáticos necessitam da intervenção humana e vice-versa.

A chave está na criatividade: como criamos a tecnologia, como a aplicamos nas nossas indústrias e no nosso dia-a-dia. Esta é nossa habilidade humana de sempre produzir novas soluções e seguir evoluindo cada vez mais. [Webinsider]

. . . . . .

Em 2001:

http://br74.teste.website/~webins22/2001/07/06/muito-prazer-sou-se7e-zoom-vamos-conversar/

Leia também:

Bruno Dalla Fina é country manager da Aivo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *