O começo e a evolução do chatbots está diretamente ligada as mídias sociais. Com o crescimento do WhatsApp, Skype e Facebook Messenger, os chatbots estão cada vez mais inteligentes e eficazes.

Para as empresas, os chatbots economizam tempo ao automatizar o suporte ao cliente. Mas o que realmente é um chatbot e como funciona? Quais plataformas são melhores?

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre chatbots, como escolher e a melhor forma de utiliza-lo. Vamos lá!

O que é chatbot?

Você provavelmente já conversou com um robô sem nem saber. E você pode até ter ouvido o termo “chatbot” em algum lugar. Mas o que é um chatbot? Como os chatbots funcionam?

Simplificando, um chatbot é apenas um bate-papo de robô que imita as conversas humanas por meio de comandos de voz, conversas de texto ou ambos.

Um chatbot é um serviço, alimentado por regras e inteligência artificial, com o qual você interage por meio de uma interface de bate-papo. O serviço poderia ser qualquer coisa, variando de funcional a divertido.

Por que uma empresa usa chatbots? Há razões para isso, como se livrar do processamento simultâneo de várias solicitações dos usuários. Além disso, conseguem uma enorme velocidade de processamento de solicitações de usuários com chatbots, o que ajuda a conquistar a lealdade dos clientes.

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Os consumidores também se beneficiam dos chatbots e estão ficando cada vez mais interessados ​​nessa tecnologia. Um estudo apresentado na 4ª Conferência Internacional sobre Ciência da Internet, em novembro de 2017, identificou as razões pelas quais as pessoas optam por interagir com os chatbots.

Segundo esta pesquisa, os principais fatores que motivam as pessoas a usar chatbots são:

  • Produtividade;

Os chatbots fornecem assistência ou acesso a informações de maneira rápida e eficiente.

  • Entretenimento;

Chatbots divertem as pessoas dando dicas engraçadas. Elas também ajudam a matar o tempo quando os usuários não têm nada para fazer.

  • Fatores sociais e relacionais;

Chatbots alimentam conversões e melhoram as experiências sociais. Conversar com bots (robôs) também ajuda a evitar a solidão, dá a chance de falar sem ser julgado e melhora as habilidades de conversação.

  • Curiosidade;

A novidade dos chatbots despertam a curiosidade. As pessoas querem explorar suas habilidades e tentar algo novo.

Plataformas de chatbots para você conhecer

Uma plataforma chatbot é a base de como (e para o que) você cria um chatbot. Alguns são projetados exclusivamente para o Facebook Messenger, para um uso específico em uma plataforma específica ou projetados para serem integrados nos aplicativos.

A plataforma Messenger do Facebook, aberta a desenvolvedores terceirizados desde abril de 2016, forneceu a oportunidade para as empresas criarem um chatbot para os seus clientes interagirem no Facebook Messenger.

Mas, com os inúmeros avanços e ferramentas criadas para facilitar a comunicação, ter um chatbot está cada vez mais fácil. Veja então uma lista com as plataformas que testamos e você deve conhecer.

  1. Chattypeople

Chattypeople é a melhor plataforma de chatbot para criar um bot de IA no Facebook com o comércio integrado na rede social. Com Chattypeople você pode criar uma mensagem no Facebook de forma rápida e fácil, sem necessidade de codificação.

A simplicidade da plataforma a torna ideal para empreendedores e profissionais de marketing em empresas menores, enquanto sua tecnologia a torna adequada para clientes corporativos.

  1. ROBOS.im

O melhor que testamos é o ROBOS.im. A plataforma, que conta com atendentes utilizando inteligência artificial, funciona 24 horas por dia. Com ele, você cria um chatbot em português com atendimento personalizado e pode integrar todos os seus serviços em só lugar.

Além disso, você acompanha as métricas em tempo real, responder as perguntas mais comuns dos seus clientes de forma automática e mais uma centena de vantagens.

  1. MEOKAY

O MEOKAY é uma das principais ferramentas para criar um bot de conversa no Messenger. Em poucos minutos, você pode criar cenários de conversa e criar diálogos avançados para conversas com clientes. Quando terminar, vincule e inicie seu novo chatbot.

  1. Facebook Messenger

Já verificou a página do Facebook Messenger recentemente? Bem, agora você pode começar a criar seu próprio bot diretamente na página da plataforma.

Este método, porém, pode ser um pouco mais complicado do que algumas das formas anteriores que discutimos, mas há muitos recursos que o Facebook Messenger oferece para ajudá-lo a realizar sua nova criação.

  1. Live Helper Chat

O Live Helper Chat é um dos mais populares do mercado. É gratuito e personalizável, sendo um dos mais fáceis de configuração. Também possui um banco de dados, permitindo que o cliente envie arquivos.

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Quais as vantagens dos chatbots?

Tanto startups quanto as empresas experientes estão incorporando bots interativos em suas operações diárias, comunicação com clientes e processos de vendas. Chatbots podem ajudar a:

  • Melhorar o atendimento ao cliente;

É a melhor opção para quem não quer que seus clientes:

Aguarde a resposta do atendente: “Fique na linha, sua mensagem é muito importante para nós” é sempre irritante, não é?

Procure uma resposta no FAQ: Em via de regra, os usuários não têm tempo para procurar entre dezenas de páginas com instruções.

  • Agilizar o processo de compra;

Só é preciso escrever o que você quer para o chatbot e o bot irá enviar as informações para a pessoa ou departamento responsável.

Você não precisa repetir várias vezes “Eu preciso de tal coisa, mas com botões de metal”. Além disso, o chatbot lembra suas preferências e usa essas informações quando você retorna ao site. Para empresas, é ótimo!

  • Personaliza a comunicação

Um chatbot responde às perguntas específicas dos visitantes em vez de exibir uma longa lista de informações. Quanto mais atenção um cliente recebe, maior é seu desejo de comprar alguma coisa.

  • Melhora a taxa de resposta

Cerca de 90% das perguntas enviadas para as páginas comerciais do Facebook permanecem sem resposta. O Chatbot responde a 100% das mensagens e converte mais visitantes em compradores.

  • Automatize tarefas repetitivas

A maioria dos clientes deseja obter respostas sobre as mesmas perguntas – quando você trabalha? Qual é a sua localização? Você faz entregas? Para não escrever as mesmas respostas todas as vezes, faça um chatbot.

E você, já adotou o chatbot em seu negócio? Experimente fazer um e veja mais clientes serem fidelizados! Deixe nos comentários sua experiência com chatbots e como eles podem ajudar ainda mais empreendedores.

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