Como anunciar de graça no Google (digamos assim)

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Como divulgar sua marca de graça no GoogleEu sei que parece bom demais pra ser verdade. Se você for do tipo desconfiado – como eu – vai achar que tem alguma coisa estranha no título e na promessa deste texto. Mas, acredite! É possível anunciar de graça no Google, sim.

Em tempos de crise, a primeira coisa que os gestores de empresas e de marketing pensam é: “cortar gastos”. Até aí, tudo bem. Um fluxo de caixa saudável é o que há de mais importante para qualquer empresa se manter de pé em tempos de vendas incertas.

O problema é quando “gasto” se confunde com “investimento” e os gestores não conseguem identificar muito bem se o dinheiro aplicado em comunicação é dinheiro perdido ou se é dinheiro que traz mais clientes, consequentemente, mais dinheiro.

Às vezes, ou por miopia dos gestores ou por experiências frustradas com ações de marketing anteriores que não deram resultado, algumas empresas desistem de investir em publicidade.

Se a forma como você faz publicidade não dá resultado, tudo bem, eu até concordo que este custo deva ser repensado ou até mesmo cortado, mas se publicidade é o que traz (ou deveria trazer) clientes para o seu negócio, por que fechar esta porta de entrada com um tiro no pé?

De qualquer forma, seja por questões de redução de custos ou para otimizar o seu investimento em marketing, saiba que é possível melhorar a exposição da sua marca no Google usando o que ele já te dá de graça.

Então, entregando o prometido na chamada do texto, vamos a três táticas de marketing digital que você pode implementar em sua empresa agora mesmo e sem gastar sua verba de marketing.

Marketing de busca

Quando se faz uma pesquisa na internet, existem dois tipos básicos de resultados que o Google apresenta simultaneamente: os resultados pagos e os resultados orgânicos.

Os resultados pagos, também chamados de links patrocinados, são aqueles mostrados no topo e no rodapé da pesquisa. Geralmente são os dois ou três primeiros resultados da busca e eles vêm com a palavra “anúncio” escrita antes do endereço do site.

Logo abaixo dos links patrocinados vem o resultado orgânico, e é isto que nos interessa aqui por se tratar do resultado que aparece gratuitamente.

Esta é a sua oportunidade de aparecer em uma das mais de 35 mil pesquisas que são feitas por segundo. Sim, são 35 mil pessoas, por segundo, pesquisando alguma coisa no Google e você pode aparecer lá de graça.

Faça as contas: são mais de 3 bilhões de buscas por dia. Claro que você não vai aparecer em todos os resultados das pesquisas, mas se apenas 0,001% deste tráfego caísse no seu site e ligasse para o seu telefone ou enviasse um e-mail, seriam 21 clientes por minuto fazendo contato sem parar. Que tal?

Segundo dados do próprio Google, 500 milhões de pesquisas são feitas com palavras inéditas, todos os dias.

Se você fizer um bom trabalho de SEO (de Search Engine Optimization, ou otimização de sites para ferramentas de busca) no seu site, há uma chance enorme de alguém ser levado de graça pelo Google até o seu site.

Atualmente, o tráfego para sites gerado pela busca orgânica é 300% superior ao tráfego gerado pelas redes sociais.

As técnicas de SEO envolvem uso de conteúdo de qualidade no seu site. Quanto mais conteúdo relevante e exclusivo, melhor para o ranking do seu site no Google.

Além disso é preciso trabalhar com uma estrutura bem organizada de código e escolha de palavras-chave específicas em títulos, subtítulos e no corpo do texto.

Uma grande vantagem dos clientes que chegam através das pesquisas na internet é que eles já vêm interessados no seu produto. Em outras palavras, eles chegam procurando exatamente o que você tem a oferecer. Estão qualificados e interessados o suficiente para realizar a compra.

Google Meu Negócio

Se você tem um negócio local, um consultório, uma loja, escola, oficina ou escritório onde você receba seus clientes, não há motivo algum para sua empresa não estar no Google Meu Negócio.

Resumidamente, trata-se do Google Maps trabalhando fulltime para sua empresa.

Através dele, o usuário consegue encontrar o caminho de onde ele está no momento até a sua loja usando o mapa do Google. É possível cadastrar horário de funcionamento, número de telefone, incluir fotos, vídeos, postagens do seu blog e, o mais importante, ofertas.

Caso o seu cliente esteja próximo a você, o pin da sua empresa aparecerá no Google Maps do celular do seu cliente, tablet ou até mesmo no computador.

Além disso, o Google exibe as empresas cadastradas no Google Meu Negócio com bastante destaque nos resultados das pesquisas orgânicas.

O cadastro na ferramenta é totalmente gratuito e se você queria saber como anunciar de graça no Google, essa é uma dica simplesmente incrível!

Só essa exposição já alavanca em muito o seu posicionamento na web. Melhor ainda, para usar o Google Meu Negócio não é preciso saber nada de programação ou técnicas avançadas de marketing digital.

Google Plus

Tudo bem, muita gente dirá que o Google+ não é tão relevante quanto o Facebook, Snapchat ou WhatsApp em termos de estratégia de redes sociais, concordo! Mas um cadastro nesta ferramenta pode melhorar o posicionamento da sua empresa nos resultados orgânicos das buscas no Google e só por este fato já é uma ótima ideia estar por lá.

Concluindo

Acredito que a sua empresa deva continuar investindo em anúncio pago na internet, sim.

Utilizar estas facilidades do Google não invalida o uso do Google Adwords ou Facebook Ads, pelo contrário, apenas potencializa a penetração da sua estratégia.

O que dissemos até aqui parece meio óbvio para alguns empresários e gestores de marketing, mas muita gente não usa todo este potencial e ferramentas que o Google disponibiliza gratuitamente.

Então, saia na frente dos seus concorrentes e comece a aplicar estas técnicas no marketing da sua empresa ainda hoje! Espero que tenha gostado. Deixe seu comentário aqui. Qualquer dúvida, entre em contato. [Webinsider]

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/07/05/otimizacao-vertical-analisa-seu-site-diante-dos-concorrentes/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/06/28/funcao-do-marketing-digital-em-seu-negocio/

Pablo Massolar é especialista em Comunicação Empresarial, Design Gráfico, Marketing Digital, Produção Gráfica e E-commerce. Idealizador e fundador da Publiki.

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