Como escrever para buscadores (e pessoas também)

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Certa vez assisti uma palestra onde representantes do Google defenderam a idéia de que os usuários devem ser considerados pessoas, leitores. O termo usuário soa inadequado demais para algo cada vez mais presente nas nossas vidas.

Concordo a posição da Google. Afinal, a internet não seria nada sem pessoas com os olhos grudados na tela para interagir. São as pessoas que formam a rede. Pessoas que buscam e trocam informações, interagem. São “teleinterativos”, como escreveu Pedro Cabral em texto de um ano atrás. E a função dos buscadores é organizar toda essa informação que está na rede para que as coisas sejam encontráveis. O buscador Google foi criado com este propósito: organizar a web.

E nesses tempos de web 2.0, a busca alcançou seu objetivo de tornar as coisas encontráveis na web. Hoje quem busca uma informação qualquer a primeira coisa que se faz é colocar uma palavra-chave no box de um buscador. Por esse motivo os sites hoje precisam ter como característica o que os americanos chamam de “findability”, que é a característica de ser encontrável na rede.

Ser encontrável na rede significa ter o site construído de acordo com os critérios dos buscadores, o que não é nada absurdo de se fazer. Os buscadores utilizam a própria estrutura de hipertexto para rastrear a web. Com bom senso e os diversos recursos de programação que temos hoje, é possível construir um site encontrável, rastreável e indexável pelos buscadores.

O conteúdo é rei

De nada vale seu site ser encontrável, se ele não tiver conteúdo. Certamente já ouviram a expressão “content is the king”. E é mesmo. É conteúdo o que o robô procura. A web é uma biblioteca e as páginas devem ser catalogadas pelo seu conteúdo. Só que para saber o que a sua página tem e qual é o conteúdo, é necessário que o robô leia e entenda.

Mas como escrever para que esses robozinhos entendam?

Eles são muito rápidos: lêem uma página em frações de segundos e não têm tempo a perder. Existem algumas táticas que podem ajudar o robô a entender o conteúdo de seu site.

Já sabemos que os buscadores trabalham com palavras-chave. Quando buscamos algo em qualquer mecanismo de busca, procuramos por palavras-chave, não é? Então vamos começar por elas, as palavras-chave.

As palavras-chave são os termos principais de um texto. Antes de desenvolver um texto, precisamos selecionar as palavras-chave baseados no que o usuário (ou melhor, o leitor) procuraria para encontrar o conteúdo de suas páginas.

Algumas perguntinhas podem ajudar na seleção de palavras-chave: quais palavras-chave são importantes para o meu site? O que meu público alvo procuraria? Analisar o log de acesso do seu site pode ser uma boa fonte de informação para essa tarefa.

Relevância

Depois de selecionar as palavras-chave, o segundo passo é escrever o texto. A primeira regra é: otimize poucas palavras-chave por páginas. Pense que os buscadores indexam páginas e não sites inteiros e quanto mais específico o assunto da página, melhor. Isto é relevância! Lembra-se que os buscadores analisam se o conteúdo é relevante para a palavra-chave procurada. 😉

Fixada a idéia de que devemos ter poucas palavras-chave por página, há outras questões importantes ainda sobre palavras-chave que são fundamentais para os mecanismos de busca. São elas: densidade, proeminência e proximidade.

Densidade

É a freqüência com que as palavras-chave aparecem no seu texto. Se o assunto do seu texto é “carros”, é natural que a palavra “carros” apareça com mais freqüência do que as demais.

Para os buscadores, o foco do texto em sua principal palavra-chave indica que o conteúdo do texto é relevante, logo responde às expectativas de busca do usuário. Porém, nem tudo é tão lindo quanto parece. Tenha bom senso na hora de trabalhar a freqüência das palavras-chave no texto. Textos são lidos por pessoas também — por isso a leitura não pode ser prejudicada.

O que nossa professora de português nos ensinou na escola continua valendo. Outro ponto é que os robôs não são burros. Eles têm regras para identificar se você está tentando enganás-lo ou não. Palavras-chave em excesso podem ser prejudiciais e o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Cuidado.

Proeminência

Proeminência envolve os diversos locais onde a palavra-chave pode aparecer. As palavras-chave não estão só no corpo do texto. Há outros locais valorizados (como title tag, meta tag, alt tag, nome do arquivo em html, nome de imagens…) onde podemos inserir palavras relevantes ao texto. Esta variedade é positiva e também confere relevância.

Proximidade

Proximidade é uma regra que pode ser utilizada quando temos uma ou mais palavras-chave no texto. Refere-se à distância entre as palavras no texto. Utilize as combinações das palavras a seu favor, o que ajuda a trabalhar a proximidade das palavras e a freqüência delas no seu texto. É necessário que as palavras estejam próximas.

Os robôs não sabem, por exemplo, o significa da palavra “porta-luvas”. E então o resultado para esta busca será tanto para “porta luvas”, “porta” ou “luvas”. Mas se trabalharmos corretamente a proximidade e a densidade, conseguiremos dar relevância adequada à nossa palavra-chave.

Escrever pensando também nos buscadores é uma questão de sobrevivência. A visibilidade é importante. E para ser alcançar a visibilidade e a encontrabilidade, seu site precisa estar construído com base nos três principais pilares que formam a otimização: conteúdo, popularidade e tecnologia.

A boa medida desses três pilares contribui para uma boa posição nos resultados de busca. SEO (de Search Engine Optimization, ou otimização para buscadores) não é simplesmente inserção de tags; é um conjunto mais completo de técnicas. Quando bem feita, a otimização gera excelentes resultados. [Webinsider]

Debora Alonso (@deboraalonso) é especialista em SEO na Rapp Brasil.

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23 respostas

  1. Muito bom, bons sites e bons blogs são alicerçados em conteúdo.
    Somente discordo das imagens, pois sem elas nosso site perde o brilho e em contrapartida backlincks, pois menos pessoas irão divulgar o blog, e a importância também se dá por pagerank.
    Palavras chaves + relevância + pagerank = certeza de sucesso.
    Muito bom artigo! Citou até técnicas proibidas, como excesso de palavras chaves.

  2. Olá Debora,hoje pesquisando no Google, sobre otimização de sites,achei este artigo e já adicionei a pagina no meu favoritos.Através de um amigo meu comecei a me interessar por publicidade na internet e entendi que hoje é fundamental estar bem posicionado nos sites de busca,entao comecei a fazer vários testes,sozinha mesmo no Google digitando palavras-chave e já se percebe que alguns sites que conhecem a técnica da otimização acabam criando textos com muita repetição das palavras-chave só para serem rastreado pelos buscadores,mas muitas vezes,com tanta repetição das palavras o texto acaba ficando pobre e cansativo.Então acho que deve se tomar cuidado pois isso acaba gerando uma impressão negativa do site.Parabéns pelo artigo

  3. Muito bom o artigo, apesar de ter sido escrito há um ano e meio, seus conceitos ainda são atuais e válidos. A forma de classificação da redação é muito interessante, valendo-se destacar a relevância e a proeminência das palavras-chave.

  4. Entrei nesta página pq. procuro por uma pessoa q. desapareceu em 1974. Pensei em encontrar registros em cartórios, por isso acessei. Pensei q. fosse possivel achar pistas na internet. Ainda procuro.

  5. Excelente esse artigo. Tenho muito interesse sobre esse assunto. Vou tentar me informar mais. Todavia, parabéns pelo artigo.

    abraços e sucesso, ike

  6. Inicialmente gostaria de parabenizá-la pelo belo artigo.

    Conseguiu atingir pontos importantes para quem busca uma melhor classificação de seus websites em buscadores espalhados pelo mundão.

    Essas informações são sempre bem vindas para que possamos melhorar a estrutura de nossos códigos em próximos serviços. Adotar novas maneiras e rotinas de programação, e também, dar um ponta pé inicial para poder se aprofundar ainda mais no assunto.

    Agradeço pelo artigo. Foi muito útil no meu caso.

    Anderson

  7. Oi Dé!

    Parabéns! Seu artigo ficou muito legal, e fácil de entender até mesmo para quem não sabe nada sobre o assunto como eu 🙂
    Adorei! Sucesso!!!

    Um bjo

    Mari

  8. Parabéns pelo artigo, Débora!
    Muito importante e muito bem escrito.
    Friso apenas o diferencial do conteúdo.
    Com certeza, se tudo for bem composto, e o seu texto não tiver o desejado pelo usuário, provavelmente aquele leitor não voltará.
    Mas esse fator, descrito por você, é bastante necessário, sem sombra de dúvidas 😉

    Abraços

  9. Parabéns pelo ótimo artigo, Débora!
    Aprendi coisas novas aqui agora com seu artigo e pretendo, a partir disso, implementar algumas mudanças em meu blog.
    Obrigada!
    Gizele.

  10. Olá Flavio!

    Obrigada pelos elogios.
    Concordo com você. As metas tags e title tags têm muita importância em termos marketing. Uma descrição e title bem feitas podem decidir o click do usuário. Não adianta estar bem posicionado e não ser bem vendido para quem faz a busca.
    Isso é muito importante, embora essas tags sejam, muitas vezes, esquecidas.

    🙂

  11. Realmente quem trabalha com SEO esquece do foco de um site. Ele deve ser feito para pessoas e não para máquinas. Existem páginas que nem tem idéia de técnicas de SEO e aparecem nas primeiras posições.

    É importante saber como funcionam os spiders e ter uma idéias dos algoritmos, mas não é preciso ficar fixado em densidade por exemplo. Não esqueça que o que vem de fora conta muito.

    Parabéns pelo artigo.

  12. Débora, parabéns pelo artigo.
    Você abordou um aspecto de SEO não muito difundido.
    Costumo dividir SEO um duas vertentes, a técnica e a estratégia. Comparado ao jogo de xadrez a técnica seria como se mexe as peças, em SEO como se usas tags, alts, aspectos do código entre outras regras bastante difundidas até mesmo nesse espaço, como é o caso dos textos do Ivo Saldanha. Já a estratégia seria como fazer uma abertura no xadrez, com se posicionar, proteger o rei, etc. e em SEO o conteúdo é uma parte fundamental da estratégia. E nisso o louvor que você merece por ter abordado conteúdo. Técnica sem estratégia não é nada.
    Nós temos um case de um site, onde de 204 palavras-chave do mercado desse site, 187 estão na primeira página do Google e isso foi obtido com 10% de técnica e 90% de estratégia, e claro longos 24 meses…
    Quero contribuir com uma visão diferente de alguns aspectos abordados.
    No intem conteúdo é rei, deve-se tomar cuidado com os logs, pois geralmente os logos indicam as palavras-chave que um site está bem posicionado, e devemos trabalhar com as que não estão mas são importantes para o site.
    No item relevância você cita trabalhar com poucas palavras-chave, eu sou mais radical e tenho uma regra: uma palavra-chave para uma página ou como quiser uma página para cada palavra-chave, aqui entendido como palavra-chave muitas vezes um termo composto. Aqui vale uma regra que não deve ser esquecida, um buscador indexa páginas e atribui importância a elas separadamente.
    No item densidade mora um perigo muito grande, pois quantidade em excesso pode ser interpretado pelo buscador como spam, 7% de densidade é um número muito bom.
    Em proeminência você arrasou, esse aspecto geralmente é esquecido por quem prepara uma página.
    Um toque ao ?Empreendedor?, a description e também o title, tem uma importância relativa como como itens de relevância, mas tem uma importância capital em termos de marketing. Quando alguém faz uma busca, os buscadores exibem um texto junto com uma descrição em suas páginas, e se você fizer uma description e um title adequados (com técnica), é isso que o buscador mostrará, ai basta ser um bom marketeiro, ou como disse antes, um estrategista.
    Débora, parabéns mais uma vez, muito dez o artigo e a iniciativa.

  13. Pois é, Empreendedor.
    É sempre bom usar as velhas e boas metas tags, mas devemos tomar alguns cuidados. Elas ajudam, embora não sejam mais o principal critério de relevância para os buscadores.

    Content is the king!
    Obrigada.
    🙂

  14. Sou desenvolvedor web com especialidade em desenvolvimento flash…. que de certa forma acaba que não entra nesse contexto total da indexação de palavras e textos… ( entrar até pode mais entram muitos paradigmas ).

    E por isso resolvi fazer a segunda versão do meu site totalmente indexável…

    Mas ao tentar rescunhar o conteúdo eu me perguntava sobre o assunto… até tinha lido uns livros sobre webwriters e search engine e ba ba ba. Mas faltava o que o desenvolvedor procura… a chave.

    Debora adorei seu texto. Era exatamente o que eu tava precisando pra terminar meu site.
    Vc com seu texto foi a chave.

  15. Ótimo texto,

    A algum tempo atrás eu comecei a pesquisar sobre SEO. Ai resolvi fazer alguns testes no meu blog. Eu nunca usei meta tags. Deixava o Google sempre indexar somente o texto. Com isso eu tinha um bom PR. O incrível foi quando eu coloquei algumas palavras-chaves no meta tag e usei o mesmo meta tag e a description em todas as páginas do meu blog. Meu PR caiu muito. Claro que eu sei que o PR é dinâmico, mas isso só mostrou que o conteúdo é mesmo o rei….

    O meta e o description hoje em dia são quase acessórios para os BOTS. O que vale mesmo é o conteúdo.

    []s

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