Como fazer buscas melhores no Google

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Como fazer melhores buscas

Como fazer buscas no GoogleMuitos de nós quando crianças aprendemos a fazer pesquisa nas famosas enciclopédias, que eram os nossos buscadores. Ops, entreguei a idade; pois é, nos anos 80 era assim que fazíamos pesquisas, combinando com recortar figuras das revistas para os trabalhos escolares.

Também aprendi a procurar palavras nos dicionários para conhecer significados, sinônimos e antônimos. E claro, como todas as crianças, fazia perguntas. “Por que isso? Por que aquilo?”

Portanto, fazemos pesquisas desde pequenos, o que mudou foram as plataformas. Hoje pesquisamos nos buscadores; já pesquisamos no Alta Vista, no Cadê e atualmente 90% das buscas feitas no Brasil são realizadas no Google.

E como quando eu era criança, é preciso aprender a fazer pesquisa e não simplesmente transferir para o buscador as perguntas que fazíamos sem parar para pais mães, professores e responsáveis.

Você faz pergunta para o Google?

Antes de apresentar as dicas, vou lembrar que se você é um profissional de marketing digital, a pesquisa deve fazer parte de sua vida. Você deve sempre buscar novos termos, usando o Google Trends para saber como os usuários estão procurando por novos produtos e serviços, entender o comportamento do consumidor na web no uso do Google, por exemplo.

Então, vamos ver como devemos pesquisar nos buscadores usando palavras-chave.

Palavra-chave

Use termos específicos: a palavra-chave é a melhor forma de fazer pesquisas nos buscadores. Os robôs dos buscadores vão em busca de palavras-chave cadastradas em sites, páginas e textos como referência para busca.

Se você procura por curso de inglês, não faça esta pergunta para o buscador: “Qual o melhor curso de inglês do Rio de Janeiro?”.

A tecnologia não tem capacidade de analisar uma pergunta e portanto usará cada termo, cada palavra de sua pergunta na busca. E você indicará palavras desnecessárias fazendo que o buscador dê como resultados links que não estão relacionados com seu interesse. 

Nesse caso, é melhor pesquisar: curso de inglês Rio de Janeiro.

Recursos para uma pesquisa mais eficiente nos buscadores

Use estes recursos para direcionar melhor a busca em você do que especificamente você procura.

  • Conteúdo entre aspas: use aspas para buscar pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma: “curso de inglês no Rio de Janeiro”
  • Sinal de adição: utilize o “+” para garantir que o resultado traga todos os termos da pesquisa. Exemplo: curso+inglês+rj
  • Sinal de subtração: use o “-” para indicar que uma palavras que não é de seu interessse. O termo deve estar logo depois do sinal de subtração: “curso de inglês – online”.
  • OR (ou): ao usar a palavra em inglês “OR” você indica ao buscador que quer fazer uma pesquisa com alternativa.  Por exemplo: “Curso (inglês OR francês)”. Use parênteses e a palavra OU maiúscula.
  • Arquivos específicos: se você quiser buscar por arquivos como materiais em pdf ou ppt use o comando filetype. Por exemplo: “curso inglês filetype:pdf” ou “curso inglês filetype:ppt”.
  • Pesquisa relacionada: para descobrir novos sites com conteúdo similar a um site já conhecido por você, use o termo related. Exemplo: related:adorocinema.com
  • Palavras no título: para encontrar páginas com determinado título use o termo allintitle. Exemplo: allintitle:cinema resenha
  • Pesquisa dentro de um site específico: para descobrir um conteúdo dentro de um determinado site. Exemplo: adwords site:nautilos.com.br
  • Pesquise um período específico: para fazer uma busca entre um período de datas insira dois pontos entre as datas. Exemplo: Oscar 1950..1965

 
Vale a pena indicar esta página no Google para aprofundar o conhecimento do buscador: Dicas e truques de pesquisa

[Webinsider]

http://br74.teste.website/~webins22/2016/04/26/entenda-o-mercado-de-buscadores-e-o-seu-site-com-isso/

Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Lembrei da minha mãe que costuma fazer perguntas pro Google, rsrs. Eu já tenho mania de pesquisar por palavras chaves, pareço um robô pesquisando kkkk. Gostei do artigo, parabéns!

  2. Ótimo post, Patricia. São dicas bem simples, mas perfeitamente úteis para tirar o máximo proveito da incrível ferramenta que é o Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *