Quem quer colaborar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Que horas são agora? Neste exato momento, você sabe que horas são na Coreia, na Alemanha e no Brasil?

Pense, imagine o que cada um de nós está fazendo agora. O que eu e você estamos fazendo. Quando estamos em um mesmo mundo conectados em tempo real, quantas vezes esquecemos as distâncias, horários e rotinas?

Imagine todas as nossas diferenças, na forma como falamos, pensamos e agimos. Como foi a sua educação na infância, formação escolar e profissional? Imagine o quanto podemos ter opiniões opostas. Você consegue imaginar? Pense nas culturas, pessoas e histórias que conhecemos. Pense mais.

Tente agora ver todas essas diferenças unidas, trocando informações. Você consegue ver o debate, trocas e complementos gerando novas informações? Imaginar o quanto um pode acrescentar ao outro? Tente imaginar, em uma conversa, como seria a troca de idéias e as inúmeras experiências. Me conte sobre as possibilidades e quantidade de idéias e inovações que poderiam surgir.

Esse é o nosso mundo. Vivemos cercados por pessoas, culturas, conhecimento e experiências, as quais geram as mais diversas idéias e pensamentos. Conjuntos de pessoas inteligentes que querem participar, ajudar e colaborar. Pense nesse mundo, e adicione a colaboração como uma possibilidade para solução de desafios coletivos.

Vamos exemplificar. Você já conhece a Wikipedia.org… mas já participou, colaborou ou escreveu algum artigo? Pois bem, é o conceito muito simples: pessoas criam artigos, outras colaboram com fatos e no final temos um modelo mais rico e completo que o original no qual todos fazem parte. Um conceito de fácil entendimento. Agora, tente aplicar para outros casos e projetos.

Vamos tentar fazer um exercício? Que tal utilizar nossos conhecimentos diversos para criar três exemplos simples utilizando o pensamento colaborativo em nosso dia a dia? Vamos combinar, listo três idéias e depois você comenta o artigo com novas sugestões. Combinado?

1. Vamos fazer um livro colaborativo?

Pensar em uma enciclopédia colaborativa é fácil, mas como seria um livro? Como seria eu e você escrevendo um livro colaborativo com outras dez pessoas? Iniciativas como o WEbook.com mostram que o modelo é comercialmente viável. São vários autores escrevendo em conjunto.

Esse exemplo faz pensar sobre o atual modelo tradicional dos livros impressos e a opção de grandes Wikis colaborativos, construídos por co-workers que ao final de cada ano são revisados e publicados pelo autor. Uma produção colaborativa, sempre atual, cada vez mais refinada e de melhor qualidade para a leitura online e offline. No Brasil, estão sendo criadas iniciativas de capacitação de professores do ensino fundamental e seus alunos, seguindo o modelo de desenvolvimento de conteúdo e informação colaborativas. Pense nisso.

2. Procurando por uma revista colaborativa?

Se o exemplo do livro foi simples, como seria para uma revista impressa? Ou mesmo para o Webinsider? Pense mais do que conteúdo enviado por autores, por exemplo a revista Wired já está na frente com um modelo How-To, onde os leitores criam e desenvolvem artigos para publicação.

Vamos pensar em conjunto. Poderíamos criar uma pauta digital dos temas onde qualquer pessoa do mundo possa escrever artigos e antes de publicados, outros poderiam adicionar e contribuir até a data limite.

Para incentivo,os artigos publicados podem render uma premiação para os autores e um reconhecimento a todos os co-autores da evolução do modelo original? Estamos falando de criar um conteúdo colaborativo de alta qualidade e relevância. Acredite, esse modelo é muito mais fácil do que você imagina. Quantos autores, editores e pesquisadores adorariam contribuir voluntariamente para a sua revista?

3. Como seria seu blog colaborativo?

Por fim, o último exemplo considero o mais interessante, principalmente por demonstrar como uma boa idéia pode ser assassinada pela cultura presente. Quer ver como? Simples, pense no seu blog ou no blog que você mais acessa. Uma ferramenta pronta para ser colaborativa, que nós da old-school passamos a usar como um livro-diário com recados de amigos e leitores.

Quantos blogs-livro-diários você conhece? Afinal se temos um blog, porque ele não é estruturado em um ambiente onde qualquer um pode adicionar, alterar e melhorar os nossos artigos? Formar um verdadeiro blog corporativo com posts relevantes e atuais, interessantes, pertinentes e atualizados de forma colaborativa. Acesse cada um dos blogs que você conhece e pense nas possibilidades. Para o seu pseudo-diário-pessoal, crie um link, para o seu blog, faça um canal de colaboração com sua rede de leitores.

Olá Neo, acorde. Tudo bem com você? Afinal quando foi a última vez que pensou de forma colaborativa? Nesse mundo de opostos conectados, as diferenças são a chave para a evolução. A inteligência está em utilizar o coletivo para desenvolver o próprio coletivo.

Agora é a sua vez de opinar e colaborar. Qual é o seu exemplo? Vamos conversar?

[Webinsider]

Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *