Todo empreendedor sabe que a essência da marca e os valores da empresa precisam estar no centro de todas as estratégias de comunicação. Mas muitas vezes esquecem do mais importantes: os funcionários. É aí que entra o endomarketing, ou marketing interno.

O marketing interno ou endomarketing, são estratégias direcionadas especificamente aos funcionários para gerar maior participação ou mudanças mensuráveis. E não é apenas um memorando ou um e-mail para todas as equipes.

O endomarketing tem como principal estratégia envolver intencionalmente seus funcionários em uma campanha, assim como você faria com seus clientes.

Por que isso é importante? Quando você utiliza o endomarketing, você alinha a visão da sua marca de dentro para fora. E quando os funcionários acreditam na sua marca, e estão engajados nas iniciativas de sua empresa, eles estarão mais motivados por seu trabalho e mais leais à organização.

Os dois principais tipos de marketing interno são:

  • Campanha ou estratégia de comunicação visando especificamente seus funcionários. Por exemplo, campanhas de engajamento de funcionários ou iniciativas de benefícios/bem-estar.
  • Campanhas criadas para socializar, educar e envolver os funcionários no lançamento de uma campanha externa. Como novos produtos ou serviços.

Um exemplo de empresa que adota o endomarketing é a Apple. A empresa possui uma cultura organizacional única que enfatiza a inovação, a criatividade e a especialização.

Para promover essa cultura, são altamente seletivos quando recrutam funcionários e são extremamente minuciosos quando os treinam.

A Apple percebe que a melhor maneira de promover a imagem de sua marca é que todos os funcionários, principalmente os que trabalham com clientes, representem essa imagem com precisão.

Qualquer pessoa que tenha ido a uma loja da Apple sabe que os funcionários são especialistas nos produtos que vendem e estão dispostos a responder a um número infinito de perguntas. Com raras exceções, os funcionários são inteligentes, acessíveis e informados, refletindo positivamente a empresa como um todo.

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Como implementar o endomarketing na empresa?

Profissionais de recursos humanos normalmente lideram campanhas internas de marketing. Como o marketing interno se concentra em alavancar o valor dos funcionários. Uma comunicação forte entre a empresa e os funcionários é crucial.

Utiliza suas ferramentas e estratégias tradicionais de marketing para a força de trabalho, sua função é vender a imagem da empresa e seus produtos, aumentando o envolvimento e maior interação desses clientes internos com a organização, tornando-os engajados em transformar-se em verdadeiros embaixadores da marca.

O marketing interno se concentra nas pessoas, desenvolvendo e fortalecendo a equipe com um sentimento de orgulho para a empresa.

Este orgulho e fidelidade à equipe é otimizado por funcionários experientes da situação e desempenho da organização, através de recompensas como presentes, viagens, aumentos salariais e em troca, a empresa obtém mais compromisso de todos os que vestem a camisa da organização.

Sua principal responsabilidade será disseminar informações sobre as metas e estratégias da empresa e fornecer treinamento e suporte para ajudar os funcionários a atingir essas metas.

Comunicação interna é essencial

O foco da comunicação interna é fortalecer o planejamento estratégico e fazer com que todos entendam os objetivos e se identifiquem.

Unir todos os setores que são compostos de pessoas diferentes com pensamentos diferentes, faz com que a comunicação interna seja uma área estratégica e seu bom desempenho esteja ligado a uma maior lucratividade.

Ele também trabalha para melhorar o fluxo de informações entre todos os funcionários, para que todos possam falar e ser ouvidos pelos líderes.

Seu desempenho é mais social, trabalhando a partir do conceito de parceria e colaboração entre todos, ao fazê-lo, que todos saibam o objetivo da empresa, resultando em trabalho em equipe e no alcance de metas estabelecidas.

Como criar uma estratégia de endomarketing?

Uma estratégia de marketing interno é semelhante a uma estratégia de marketing externa, pois deve contar uma história que convença o público a agir.

No caso de uma estratégia interna, o público são seus funcionários, enquanto que, em uma estratégia externa, o público é um consumidor em potencial.

Ao criar uma estratégia de marketing interno, você deve criar mensagens que entrem em ressonância com seus funcionários. Para assim fazer com que eles queiram ajudá-lo a atingir metas de negócios específicas.  Não deixe de compartilhar sua estratégia com todos os funcionários para que todos possam ajudar.

O primeiro passo de qualquer plano é identificar metas claras para a estratégia de marketing interno. Isso pode ser qualquer coisa. Desde aumentar a conscientização sobre uma nova estratégia de marketing até promover a conscientização da marca entre os funcionários. Uma vez que as metas tenham sido identificadas, planos podem ser desenvolvidos para atingir esses objetivos.

Se uma empresa deseja promover a conscientização sobre um novo produto, pode fazer apresentações em reuniões de equipe. Mas, se precisarem mudar fundamentalmente a cultura de sua empresa, talvez seja necessário mudanças. Contratar mais pessoas, reorganizar departamentos ou desenvolver novos produtos ou negócios.

Ações para implementar o endomarketing

A comunicação é fundamental para o marketing interno, e a tecnologia hoje torna isso mais fácil do que nunca. Intranets e aplicativos podem ser configurados para tornar a comunicação entre equipes mais fácil.

Reuniões formais podem ser substituídas por atualizações semanais interativas, que permitem atualizações sobre o trabalho. A comunicação bidirecional é importante para a eficácia do marketing interno.

Além disso, é essencial fornecer treinamento adequado e deixar o funcionário realmente a vontade dentro da empresa. Saber ser um líder é essencial para o sucesso do endomarketing.

O objetivo geral do chamado marketing interno é garantir que todos os funcionários da empresa entendam que precisam cooperar plenamente para satisfazer os requisitos dos clientes. Para assim alcançar os objetivos corporativos.

A maneira como uma empresa trabalha com seus clientes na identificação, antecipação e satisfação de suas necessidades, é fundamental para obter e manter seus produtos e dinheiro.

O marketing interno não se refere a programas de comunicação ou venda interna. Mas a uma gestão de pessoal eficaz e inclusiva, motivação e liderança, que é responsabilidade do gerente de marketing sob a liderança do CEO.

E você, já conhecia o endomarketing? Pronto para implementa-lo na sua empresa? Comente abaixo como esta estratégia pode lhe ajudar!

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