Freemium: Entenda os conceitos e usos do termo que populariza entre os aplicativos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
uma pessoa usando um aplicativo freemium

Você sabe o que é freemium? Sabe aquele aplicativo que você usa até aparecer a mensagem de pagamento? Pois é. Vamos te explicar o que é o Freemium e como identificar os aplicativos que usam este método de cobrança!

O que é Freemium?

O termo Freemium tem sido cada vez mais exposto na mídia e no dia-a-dia das pessoas. A causa disso é simples: O modelo é amplamente usado e apps para smartphones e tablets, e cada vez mais se torna uma excelente opção para os fabricantes de software e produtoras de jogos que buscam ganhar dinheiro com seus aplicativos.

A expressão nada mais é do que a combinação das expressões “Free” (grátis) e “Premium”, e a modalidade de acesso ao produto permite que o usuário do freemium tenha grande parte das funcionalidades disponíveis para os usuários pagantes, com limitações de recursos mais avançados ou com empecilhos para a experiência perfeita no aplicativo.

Freemium é de graça?

Se você achou que um aplicativo freemium é um aplicativo gratuito, você está enganado. O freemium é apenas um método que os desenvolvedores de aplicativos usam para você ter uma boa experiência com um app ou software, mas com funcionalidades limitadas e liberadas apenas quando você assina um plano ou compra o software.

Os aplicativos freemium estão cada vez mais presentes em nossas vidas e você com certeza já teve contato com algum deles. O Spotify, por exemplo, é um aplicativo de streaming de músicas que te permite ouvir toda a biblioteca deles, mas insere propagandas durante as transições de faixas e limita a criação de playlists, o download de músicas para ouvir offline e o número de vezes que você pode pular uma faixa.

Slack: Um caso de sucesso no uso do Freemium

O Slack é um aplicativo de comunicação empresarial, muito parecido com o finado MSN e com o atual WhatsApp. Em uma palestra no SaaStock 2017, o CMO/CRO e membro do conselho do Slack, Bill Macaitis, disse que você poderia testar gratuitamente uma empresa de até 10 mil usuários.

Isso, além de ser um ótimo exemplo de Freemium, é um exemplo de Trial sem fricção, ou frictionless trials. Este conceito é muito usado para aumentar a conversão de aplicativos, permitindo que o usuário desempenhe várias tarefas e use o aplicativo sem muitos obstáculos.

O Slack hoje tem um valor estimado de mercado de 5 bilhões de dólares, o que nos prova que a estratégia deu certo.

A importância do Freemium

As pessoas andam cada vez mais propensas a usar os modelos de assinatura para consumir seus conteúdos e serviços. Portanto, o Freemium aparece como uma ótima alternativa para os que querem matar a curiosidade sobre algum serviço ou produto.

O 12minutos também disponibiliza um período grátis de testes de 3 dias com uso ilimitado ao aplicativo, além de permitir que o usuário leia ou ouça um microbook grátis por dia. Então, que tal conferir? Acesse agora o 12minutos e descubra uma nova forma de aprender.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *