Leilão de imóveis aproveitou a digitalização do setor

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Leilão de imóveis: cada imóvel tem um leiloeiro e no Brasil existem mais de 1.000 leiloeiros registrados oficialmente. 

No leilão de imóveis, o comprador de imóveis tem o desafio de encontrar a melhor oportunidade e os leiloeiros precisam competir para aparecer nas buscas.

 

O leilão de imóveis é um segmento bastante tradicional, com alta regulação estatal, muitas leis e burocracias envolvidos. 

O leiloeiro tem que ser cadastrado na junta comercial, a venda, seja no modelo de Leilão Judicial ou Leilão Extrajudicial, deve seguir um rito legal, prazos e regras para que todo o processo seja feito no menor prazo possível, porém com a segurança jurídica garantida. Existem diversos fatores que levam um imóvel a leilão. 

Quando se fala em leilão de imóveis, a primeira coisa que vem a mente é uma sala antiga, com um leiloeiro com um martelo na mão e um monte de compradores gritando lances. Ok, ainda existem vários assim, mas muitos já estão se digitalizando, em um outro patamar digital. 

A maioria dos leiloeiros de imóveis começou sua digitalização com um site web para divulgar suas oportunidades para atrair mais interessados. 

O marketing digital, a captação digital de visitantes interessados e possibilidade de dar lances online e comprar um imóvel sem estar presente estão alavancando este mercado. Vale lembrar que o leiloeiro ganha principalmente quando o imóvel é vendido, ele fica com 5% do valor da venda. Por isso a taxa de venda dos imóveis em sua gestão reflete diretamente no seu faturamento. E captação de interessados afeta os dois principais KPIs do leiloeiro, taxa de venda e valor do imóvel (que aumenta quanto maior for a concorrência de interessados). Por isso estes leiloeiros estão dedicando tanto esforço no mundo Online. 

Atualmente alguns leiloeiros são verdadeiras empresas digitais, em que conversas sobre marketing digital, mídias sociais, plataformas online e tecnologia fazem parte do dia a dia da empresa.

Basicamente a digitalização neste setor tem estes dois grandes focos: 

  • Captação de compradores interessados, já que muitos compradores iniciam suas buscas digitalmente, e consequentemente irão avaliar primeiro as oportunidades de compra ou investimento que estiverem mais fáceis de encontrar
  • Leilão Online, permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa participar. Isso aumentou muito o leque de possibilidades de sucesso e venda de um imóvel, além claro de oferecer aos compradores muito mais ofertas de bons negócios

Agregador de leilão de imóveis

O segmento de leilões tem uma particularidade. Cada imóvel tem um leiloeiro, e no Brasil existem mais de 1.000 leiloeiros registrados oficialmente. 

O comprador de imóveis em leilão tem um desafio: como encontrar a melhor oportunidade de compra? E os leiloeiros por outro lado precisam competir para aparecer nas buscas no Google e fazer com que os compradores encontrem seus imóveis. 

Isto abriu a necessidade de um agregador de leilões de imóveis. São sites como o Leilão Imóvel, que reúnem os imóveis de centenas de leiloeiros num único lugar. Estes agregadores ajudam muito os compradores a buscar e comparar os imóveis dos diversos leiloeiros de imóveis sem ter que visitar cada um dos sites. E por terem maior fluxo de interessados em leilões, são também muito importantes para os leiloeiros que ganham mais um canal de exposição e visibilidade de seus imóveis. 

Imóveis da Caixa em leilão e venda direta

A Caixa é o banco que tem o maior volume de financiamento imobiliário, consequentemente é quem também tem o maior estoque de imóveis recuperados e que precisam ser vendidos. Ela primeiro faz o leilão de imóveis da Caixa para seguir os processos formais de venda. Se após o processo de venda em leilão, o imóvel não for vendido, a Caixa assume o imóvel e tenta vender ele diretamente ao mercado, num modelo chamado de venda direta do imóvel.

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Empreendedor e co-Founder da Fast Channel e da Vertis. 20 anos de experiência no mercado digital, atuando na tranformação digital do canal de vendas, através de iniciativas e-Commerce B2B e B2C. Participou de alguns dos principais projetos de e-Commerce no Brasil em empresas como Fast Shop, Camicado, Goodyear, Della Via Pneus, Arcelor Mittal, Giuliana Flores, Zelo, Preçolandia, MMartan, Corona dentre outros. Tem muita experiência em inovação, startups, venda online, marketing digital, tecnologia e gestão de equipes multidisciplinares. Mestrado e graduação pela USP, é palestrante, escritor e professor. Contribui com conteúdo em diversos sites, dentre eles E-Commerce Brasil, Universo B2B e Sou ESG

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