Logotipo e logomarca não são as mesmas coisas! Você sabe a diferença?

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logotipo e logomarca

Você ainda não sabe as diferenças entre logotipo e logomarca? Então, essa é a sua hora. Muitas pessoas confundem estes dois termos, e entender a diferença entre eles é essencial para construir e fortalecer sua marca.

Por isto, vamos tratar sobre este assunto e explicar finalmente qual é a diferença entre logotipo e logomarca. Vamos lá?

O que é um logotipo?

Segundo o dicionário, um logotipo se caracteriza por letras conjuntas com a finalidade de facilitar uma representação manual. Esse recurso chamado de tipográfico surgiu por volta de 1800, como uma das formas de substituir palavras ou letras usadas individualmente e que representavam algum objeto ou nome.

Posteriormente, ele passou a ser utilizado para representar marcas ou siglas de fábricas, onde o formato era simples e de fácil reconhecimento.

O logotipo é, portanto, uma identificação de uma empresa, serviço, produto ou outras instituições. Usando a diversificação de formatos e cores para combinar letras com um design que possa identificar aquela empresa ou marca.

O que é uma logomarca?

De acordo com o dicionário, uma logomarca se refere a uma forma ou conjunto de formas que representem um nome. Isso significa, que a logomarca tem um traçado especifico, usando símbolos visuais como formas de identificar uma empresa ou marca.

A logomarca também ficou conhecida por funcionar como um brasão da empresa. Logo, esse símbolo é capaz de representar o funcionamento da empresa ou o que ela vende, que pode ser um símbolo diretivo de algo ou que presenta alguma ideia.

logotipo e logomarca 2

Qual a diferença entre os dois conceitos?

A principal diferença entre logotipo e logomarca, é que o logotipo é aceito mais facilmente no mercado da publicidade, além de ser mais antigo.

Muitos publicitários acreditam que uma diferença entre logotipo e logomarca, é que a logomarca é apenas um novo nome para se referir ao logotipo ou a uma nova forma escrita dessa marca.

Para ficar mais fácil de entender a diferença entre logotipo e logomarca, é simples. O primeiro se refere a identidade de uma marca ou empresa através de letras. Enquanto isso, a logomarca se refere a empresa ou marca através de desenhos ou objetos.

Sendo assim, a diferença entre o logotipo e logomarca, é porque um deles é um desenho do nome da empesa (logomarca). Esse desenho pode causar confusão se você ainda não conhecer a marca ou não saber o que aquele desenho significa.

Por isso, é sempre importante que aqueles que trabalham para a empresa a fim de criar o desenho, consigam expressar o símbolo de forma clara, mostrando o real propósito daquele desenho.

Uma empresa precisa ter ambos

Qualquer empresa de sucesso precisa desenvolver um logotipo e uma logomarca. Para você entender a importância desses dois agentes para a sua marca, precisa saber a diferença que o logotipo e logomarca fazem pela sua empresa.

O logotipo tem a capacidade de comunicar ao consumidor o produto ou serviço que a empresa oferece. Para isso, o logotipo usa cores, fontes e até linhas diferentes para representar aquele nome.

O logotipo precisa ser um item fácil para memorizar, funcionando como a identidade da sua empresa fazendo, com que aquele logotipo seja lembrado. Já a logomarca funciona como uma identidade visual para a sua empresa, remetendo a ela mesmo na ausência do logotipo.

A importância da logomarca é percebida através da representação visual da sua marca ou empresa. Para isso, a logomarca precisa passar a impressão correta e direta, usando formas, cores e até texturas.

Qual a importância para o negócio?

A logomarca, muitas vezes, representa aquilo que a marca faz ou oferece desde a primeira vez que o cliente a vê. A empresa que tem um logotipo e logomarca de sucesso, faz com que aquele serviço oferecido seja identificado em qualquer lugar do mundo ou da região em que você atua.

Além disso, esses dois representantes podem ser a chave de expansão para o seu negócio. Usar o logotipo ou logomarca para identificar a sua empresa, faz com que o seu serviço seja reconhecido e seja diferenciado das outras empresas, criando maior posicionamento de mercado.

Outra vantagem de usar as diferenças entre logotipo e logomarca ao seu valor é a possibilidade de aproximar o consumidor da sua marca ou empresa e atingir o seu público alvo.

Isso acontece, porque logotipos ou logomarcas conseguem atingir o consumidor para que ele sinta que a sua marca compreende os desejos e vontades do público. Usar logotipo e logomarcas fazem com que a sua empresa seja diferente, não sendo confundida com outras marcas.

Logotipos e logomarcas de sucesso: O que elas tem em comum?

Uma análise das maiores empresas e marcas de sucesso revelou algumas características comuns em várias delas.

  • Letras:

A maior parte das empresas ou marcas utilizam letras simples e limpas, fazendo com que seja mais fácil de ler em qualquer lugar ou qualquer tamanho. Além disso, o uso de cores fortes ou neutra como branco, preto ou vermelho são as mais usadas.

  • Frases:

As frases das maiores empresas ou marcas são curtas e simples. Dessa forma, os consumidores conseguem ler rapidamente e com facilidade, principalmente para usar em latas, caixas e outdoors.

  • Cores:

As empresas fazem uso de diferentes cores nos logotipos ou marcas, mas geralmente não misturam muitas cores.

Exemplos de logotipos e logomarcas de sucesso

É comum que algumas empresas acabem usando o logotipo e logomarca em conjunto. Um exemplo de maior logotipo de sucesso é a grafia da Coca-cola. Marca registrada e presente em todo o mundo, a marca investiu em um fundo preto com grafia branca de fácil identificação.

logotipo e logomarca 3

Já um exemplo de logomarca de sucesso, é o famoso representante da marca Apple. Inicialmente colorida, mudou ao longo do tempo. Mas a maçã faltando um pedaço foi estampada nos aparelhos e virou sonho de consumo.

O logotipo e logomarca funcionam como dispositivos que identificam e caracterizam uma marca, empresa ou instituição. Usando de diversos formatos e abusando da criatividade os produtos ou empresas consegue passar para o consumidor toda uma ideia sobre aquilo que oferecem através desses dois tipos de identificação.

Dessa forma, toda empresa de sucesso, acaba criando um logotipo ou logomarca onde em qualquer lugar do mundo ela possa ser identificada.

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2 respostas

  1. Na realidade a palavra logomarca é um termo que surgiu no mercado de forma errônea em seu significado. Tanto as palavras logo (logus) como marca (maria) tem origens diferentes, mas mesmo significado. Equivale a dizer “marcamarca”.

    Formalmente na publicidade e no design o conceito correto seria:
    1 – logotipo é uma imagem representativa da empresa. Pode ser formada por uma estilização específica de seu nome como pode vir acompanhada de um símbolo visual especialmente criado. Friso aqui o “especialmente criado” afinal, deve funcionar como um identificador único.

    2 – O símbolo em um logo é uma imagem especialmente criada para representar, de modo mais ou menos estilizado, a empresa ou pessoa. Ele é opcional e pode ser aplicado sozinho, porém sempre deve haver a versão completa, afinal, trata-se do reforço para definir ao mercado a identidade da empresa.

    Exemplo: O Logo do McDonald’s: O M dourado, apesar de ser uma letra, é o símbolo.
    O nome que aparece em baixo do símbolo é parte que compõe o logotipo.

    Procure as informações em livros especializados. Dicionários generalistas usam significados de sentido

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