Como o Marketing Digital está mudando o mercado de trabalho

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O marketing digital está transformando toda a maneira de se fazer negócios, o que impacta de forma direta o mercado de trabalho. Muitos profissionais estão mudando de área e embarcando no marketing digital. Assim como jovens que estão de olho no mercado.

Além de agências de publicidade e marketing, muitas empresas possuem áreas voltadas para o marketing online. Com isso, a procura por profissionais com conhecimento em marketing digital está crescendo consideravelmente.

O mercado de trabalho atual

Para entendermos como o marketing digital está mudando o mercado de trabalho, precisamos primeiro entender como ele evoluiu ao longo dos anos.

Com a crise, enfrentamos a recessão, fechamento de postos de trabalho, a quebra das contratações, a globalização e o desemprego. Tudo isso faz com que o trabalhador busque novos modelos de carreira.

Hoje, o profissional tem que entender e se adequar as constantes mudanças que ocorrem no mercado.

Uma dessas mudanças é a forma como a internet e as redes sociais mudam a nossa forma de ver e pensar. Com isso, empresas passaram a investir em outras áreas para atrair mais clientes e novas oportunidades de atuação surgiram.

Um exemplo claro é o crescimento dos sites de freelancers, como Workana e Rock Content, que abrigam novas oportunidades profissionais para pessoas que não conseguem uma oferta de emprego formal.

Mas com a economia se recuperando, uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte indica que 41% das grandes e médias empresas brasileiras pretendem aumentar seu quadro de funcionários.

E uma das áreas tendências é justamente Vendas e Marketing, que é essencial para a geração de novos negócios e atração de clientes. É nesse ponto que entra o marketing digital.

O que as empresas procuram no mercado de trabalho?

71% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo, uma área do marketing digital, segundo o Content Trends de 2017. E mais, 60% dessas empresas apresentaram a equipe interna como a responsável pela elaboração do conteúdo.

Mas não é somente marketing de conteúdo que as empresas precisam. O marketing digital é um campo abrangente. O mercado de trabalho está aberto para várias carreiras, como gerente de mídia social até analistas de SEO.

O que todas as áreas têm em comum, é o uso da mídia digital, tanto na web quanto no celular, para alcançar clientes e coletar dados sobre eles.

Em geral, as empresas precisam de profissionais que saibam lidar com plataformas, estratégias e projetos digitais. Mas a área também exige habilidades de comunicação oral e escrita.

Áreas de marketing digital disponíveis no mercado de trabalho

Felizmente, o marketing digital engloba dezenas de habilidades necessárias. E uma pessoa dificilmente irá conseguir desenvolver todas estas habilidades sozinhas. Veja então, uma lista com as áreas mais requeridas no marketing digital:

  1. Especialista em SEO

Algumas pessoas pensam que o SEO, sigla para Search Engine Otimization, não é mais tão importante, mas isto está longe de ser verdade. O SEO é tão importante agora como sempre foi, e envolve muito mais do que a página aparecer nos mecanismos de busca.

As empresas estão começando a entender a importância das técnicas de marketing digital, como produção de conteúdo e guest post, e o SEO é uma parte crítica para estas técnicas terem sucesso

Por conta disto e das mudanças dentro do mundo do SEO, a contratação de um especialista tornou-se uma necessidade. As empresas precisam de uma pessoa ou equipe que possam acompanhar a evolução e mudanças do SEO.

Além disso, as empresas precisam também de alguém que possa compreender a importância de oferecer valor ao cliente, olhando além do lado técnico.

SEO é algo que evolui regularmente e requer um interesse genuíno em acompanhar as mudanças dos algoritmos de pesquisa e entender as melhores práticas. Por isso se tornou uma necessidade do mercado de trabalho.

  1. Especialista em PPC

Outra habilidade com alta demanda no mercado de trabalho é o marketing Pay Per Click (PPC), que é a publicidade paga. E muitas empresas expandem suas receitas utilizando o PPC.

O objetivo da publicidade paga é ajudar o site da empresa a alcançar o primeiro lugar no Google, trazendo um trafego segmentado. O problema é que a maioria não sabe como alocar corretamente a verba destinada a propaganda paga.

Na teoria, parece um trabalho simples, mas é preciso ter um grande conhecimento em analise, estratégias de marketing e matemática. Também é preciso conhecer o Google Analytics e o AdWords como a palma da sua mão.

Assim, também deverá desenvolver campanhas que fornecerem resultados mensuráveis e analisar seus resultados. Por isso é uma das áreas do marketing de maior risco e também um dos mais valorizados.

  1. Social Media

As redes sociais se tornaram as ferramentas mais poderosas do marketing digital. E a comunicação com o cliente via estas plataformas são essenciais para manter uma boa imagem.

No entanto, muitas empresas não sabem ou não entendem como usar as redes sociais para alcançar seus objetivos comerciais. E o trabalho do social media é exatamente este, saber o que falar e quando falar em cada rede social.

Isso significa saber as melhores horas do dia para publicações, os tipos de postagens que geram mais engajamento e as formas de usar cada rede social para atingir metas especificas.

  1. Analista de dados

Uma das partes essenciais do marketing digital é a análise. Você pode saber todas as áreas do marketing, mas sem análise, é impossível saber o que está funcionando ou não.

Em qualquer campanha de marketing, é preciso executar testes A/B, coletar dados e depois analisar para determinar o que deu certo, o que melhorar e o que deve ser descartado.

  1. Produção de conteúdo

Como citado acima, a maioria das empresas investem em uma equipe interna de produção de conteúdo. A criação e gerenciamento de conteúdo é uma habilidade muito procurada no mercado de trabalho, principalmente por startups.

A produção de conteúdo vai ao encontro com todas as habilidades listadas acima. Com suas habilidades e o SEO, a empresa irá criar conteúdo com alto poder de engajamento.

Veja também: O marketing impactante na era do varejo digital

  1. Design UX

Outro fator determinando para o sucesso de uma estratégia de marketing digital, é o Design UX ou experiência do usuário.

Para conquistar futuros clientes, o site deve ter uma cara bonita e a navegação mais fácil o possível, permitindo uma experiência agradável. Os designers UX são responsáveis por garantir que o site e outras plataformas sejam fáceis de usar e intuitivos.

Este profissional não é diretamente responsável por trazer novos clientes, mas sim assegurar que todos os esforços no marketing sejam maximizados.

Por isso, todas essas profissões são essenciais para as empresas e garantem novas oportunidades de trabalho e novas necessidades de qualificação.

Hora de se especializar e garantir um novo lugar no mercado de trabalho!

Todas essas habilidades acima são essenciais para o profissional que deseja conquistar um novo espaço no mercado de trabalho. O marketing digital mudou a forma como vemos empresas e nossos hábitos de compra.

Para quem deseja ingressar nesta área, deve estar preparado para as novas tendências e sempre se atualizar em cursos de Marketing Digital e palestras. Mais do que uma nova oportunidade, o marketing digital representa um eterno aprendizado.

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