Milhões de linhas de código por toda parte

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Enquanto você lê este post, milhares de desenvolvedores ao redor do planeta estão trabalhando silenciosamente, criando linhas e mais linhas de código. Milhões de linhas de código. O software, esta parte intangível e etérea da tecnologia, move, controla e transforma nossa sociedade, empresas e uma infinidade de objetos de nosso cotidiano.

Se antes o universo do software estava restrito aos computadores (por exemplo, um Windows 3.1 de 1992 possuía 2.5 milhões de linhas de código), hoje, o uso desta matéria-prima essencial está em toda parte. Um Boeing 787 carrega 6.5 milhões de linhas de código enquanto que um carro elétrico Chevy Volt chega quase a 10 milhões. Já um drone militar (somente o software de controle), possui pouco mais de 3 milhões de linhas.

As linguagens de programação estão mais acessíveis e fáceis de aprender. Com o advento das plataformas abertas de software, podemos criar “código sobre código”, recurso que, uma vez bem explorado, pode gerar conhecimento e riqueza sem precedentes. E você, o que está esperando para criar seu primeiro milhão de linhas de código?

Notas

Se o Microsoft Office 2013 é sua ferramenta de trabalho, saiba então que os programadores de Seattle suaram a camisa: são 44 milhões de linhas de código. O Facebook, a rede social do momento, possui um pouco mais de 60 milhões e se você usa um smatphone Android, este sistema operacional possui 12 milhões de linhas de código.

Links

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *