Mobilidade urbana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

opal-projectNa mês passado, uma banca formada por profissionais de agências digitais de Sidnei, na Austrália, escolheu o projeto “Opal Wear” desenvolvido pelo três-coroense Ederson Morche, como o melhor do programa de UX Design oferecido pela Tractor.

Ederson é leitor do Webinsider e nos enviou um resumo de seu projeto. É especialmente interessante para nós aqui no Brasil, onde estamos bem atrasados em mobilidade urbana e onde o apoio de novas tecnologias pode trazer melhorias.

(Entendo também que a falta de melhores soluções aqui é mais um problema político do que de tecnologia, pois os membros da república monárquica não utilizam transporte público.)

O projeto

Os alunos receberam como briefing final “analisar e melhorar o sistema de transporte público de Sidnei”. A cidade implantou ao final de 2012 o Opal Card, que permite aos usuários acessar a rede de transporte público utilizando um cartão magnético.

A análise de dados coletados através de entrevistas, observações de campo e questionários, levou Ederson a criar o conceito de um aplicativo para smartwatches – Apple Watch e Android Wear – que permite aos usuários utilizar trens, ônibus e balsas utilizando seus “relógios inteligentes”.

“Percebi que muitas pessoas enfrentavam dificuldades para registrar a entrada utilizando o cartão, principalmente quando carregavam outros objetos nas mãos. Em entrevistas, muitos usuários também reclamaram de ocasiões em que esqueceram de registrar a saída e tiveram que pagar a tarifa máxima. Isso me fez pensar em alternativas que pudessem solucionar o problema.” afirmou Ederson.

Um dos diferenciais do aplicativo é a forma como ele utiliza os dados de GPS. Cruzando a localização dos usuários com a localização de ônibus e trens, o aplicativo reconhece quando usuários deixam os meios de transporte e debita o correto valor de cada um. O usuário também pode configurar o destino final para receber notificações quando sua parada estiver próxima, entre outras funcionalidades.

Ederson se mudou para a Austrália em 2013 para estudar inglês e atualmente trabalha como web designer em uma empresa de Sidnei.

ederson-opalEderson Morche posa ao lado do seu projeto na noite da premiação.

Uma cópia em PDF do projeto pode ser baixada através do link: https://drive.google.com/file/d/0B8g1Y9ZlpRC_akVwelJkMU91Y1U/view?usp=sharing

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *