Os benefícios e riscos do Bitcoin

Nova Escola de Marketing
17 de novembro de 2017

Os riscos do bitcoin são a volatilidade e a instabilidade - altas e baixas enquanto os mercados crescem e aparecem no ecossistema financeiro global.

Os benefícios e riscos do BitcoinA primeira vez que ouvi o termo “Bitcoin”, eu estava em um shopping, fazendo compras. Ouvi alguém dizer que, em uma viagem ao exterior, tinha feito um pagamento usando algum tipo de moeda digital.

Pensei comigo: “até parece que isso vai pegar”. Agora, anos depois, estou mordendo a língua porque as moedas digitais estão sendo adotadas pelas principais marcas e plataformas online.

As moedas digitais começaram quando Satoshi Nakamoto, o inventor do Bitcoin, teve um sonho de criar algo que nenhuma outra pessoa já havia feito antes – uma forma digital de fluxo de caixa.

A sua conta bancária é um exemplo: você pode ir ao banco e sacar notas e moedas, das quais há um número limitado. O dinheiro não é nada mais que um valor verificado em algum tipo de banco de dados de contas, saldos e transações.

Somente os “mineradores” dos Bitcoins podem confirmar as transações, embora, a princípio, todos possam ser mineradores. Mas o trabalho do minerador no ambiente de criptografia é fazer transações e verificá-las. Ao fornecer este serviço, os mineradores são recompensados com tokens digitais.

O interesse crescente em moeda criptografada

A criptografia monetária têm atraído interesse significativo ao longo dos últimos meses, de acordo com Charles Bovaird, escritor e consultor financeiro que trabalhou para State Street, Moody’s e Citizens Commercial Banking. Ele atualmente possui Bitcoin e Ether, dois dos principais tipos de moeda digital e acredita que o futuro é promissor. “Esta crescente visibilidade é evidente tanto nos dados de pesquisa do Google Trends quanto no aumento dos valores de mercado das próprias moedas digitais”, afirmou.

Zack Friedman, fundador e CEO da Make Lemonade, cuja carreira inclui títulos como CFO de uma empresa global de energia, investimento em fundos de cobertura e empregos no The Blackstone Group e Morgan Stanley, disse que as cryptocurrencies possuem vantagens incontestáveis, mas um futuro incerto. “Os defensores das criptografia citam várias vantagens principais, como descentralização, anonimato, segurança e automação”, disse Friedman. “No entanto, os investidores estão divididos em relação à estabilidade e aos méritos da criptografia, com alguns acreditando que representa a onda do futuro, enquanto outros a descartam como pura especulação”.

Os benefícios da moeda digital

As moedas digitais são baseadas na tecnologia blockchain que Friedman disse ter potencial para ser a disrupção que faltava no mercado financeiro, e muito mais. “A tecnologia blockchain, que é a espinha dorsal da moeda digital, tem o potencial de causar a disruptura dos serviços financeiros, reduzindo o custo e a complexidade das transações financeiras, ao mesmo tempo que aumenta a transparência”, afirmou.

“As aplicações do blockchain são diversas, não apenas em serviços financeiros, mas em outras áreas como saúde, governo, direito, educação, tecnologia e muito mais”.

Bovaird disse que um dos maiores benefícios é que a cryptocurrency não pode ser falsificada e as transações não podem ser revertidas de forma arbitrária pelo remetente (como as rejeições de cartão de crédito podem). Além disso, as transações de criptografia oferecem anonimato. Os cartões de crédito operam de maneira na qual a loja identifica a transação e “puxa” (pull) o valor da venda do cartão.

Cryptocurrency usa um modelo de “empurrão” (push), que solicita ao titular da criptografia que envie exatamente o que deseja ao vendedor sem qualquer outro tipo de informação.

Um outro benefício é que a cryptocurrency não está vinculada às taxas de câmbio, taxas de juros ou taxas de transação. Além disso, as transações de moeda digital ocorrem na mesma velocidade, independentemente de onde o remetente e receptor estão localizados.

Os riscos da moeda digital

Apesar da popularidade e do desempenho positivo dos preços, a moeda digital não está livre de riscos. Friedman observa que os principais investidores, como Ray Dalio, fundador da empresa de investimentos Bridgewater, chamaram a Bitcoin de “bolha”, enquanto Jamie Dimon, CEO da JPMorgan, criticou a “non-flat cryptocurrency”, que é uma moeda não suportada ou apoiada por um governo.

Antes de investir em criptografia, Friedman diz que os investidores também devem considerar vários riscos, incluindo a volatilidade dos preços e a intervenção regulatória.

“Espere uma contínua volatilidade dos preços”, afirma Friedman. “Cryptocurrencies representam uma nova fronteira.

Portanto, os investidores de varejo devem esperar volatilidade e altos e baixos de preços significativos à medida que os mercados se desenvolvem. Embora as criptografias tenham experimentado um crescimento explosivo, elas continuam sendo uma parte relativamente pequena do ecossistema financeiro global.

Os reguladores e formuladores de políticas continuarão a monitorar a criptografia para determinar qualquer impacto potencial para a estabilidade financeira ou risco sistêmico mais amplo”.

O futuro da criptografia significa permitir que você tenha o controle total sobre seu dinheiro, para quem você enviou e quais tipos de taxas você não precisa pagar. Em suma, está lentamente se tornando uma das formas de pagamento on-line adotadas mais rapidamente por causa de todos esses atributos que acabei de mencionar.

Se você quiser saber mais sobre moedas criptografadas, tire um tempinho para procurar estes termos: Bitcoin, Litecoin, Blockchain, Ethereum e ICO. Bovaird recomenda que você entre e pesquise em diferentes sites de cryptocurrency para se manter atualizado sobre os avanços tecnológicos atuais e as notícias que acontecem no setor.

Os benefícios da cryptocurrency na economia de hoje podem parecer quebrar as barreiras geográficas e salvar uma boa parte do dinheiro do consumidor no backstage das compras. Mas, a criptografia não vem sem risco, então familiarize-se com os conceitos-chave antes de se tornar um investidor. [Webinsider]

. . .

Blockchain e o fim do dinheiro como conhecemos

Uma reflexão sobre a lavagem de dinheiro no ambiente digital

Bitcoin: essa é a moeda do futuro?

Bitcoin: o que é e como funciona

Alexa e Google: suas novas atendentes de telemarketing

O marketing impactante na era do varejo digital

Carros autônomos: estamos quase lá, mas o que falta?

Os principais desafios para o carro autônomo

Software já é capaz de imitar qualquer voz

Robô Baxter dá um passo adiante na interação com os humanos

Realidade virtual e aumentada na venda de automóveis

. . . .

Leia também:

Avalie este artigo:
Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Uma resposta para “Os benefícios e riscos do Bitcoin”

  1. […] Publicado originalmente no Webinsider […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *