Posicionamento de marca: Conheça os métodos para fortalecer a imagem de seu negócio

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A estratégia de posicionamento de marca gira em torno de articular uma diferença contra os concorrentes. Ou seja, é o processo de criação da sua marca na mente de seus clientes.

O posicionamento de marca também é referido como estratégia de posicionamento, estraté gia de marca ou declaração de posicionamento. Várias empresas conhecidas adotaram essa estratégia, e neste artigo vamos explicar como o seu negócio também pode adotá-lo.

O que é posicionamento de marca?

O termo foi popularizado no livro Positioning: The Battle for Your Mind, cuja a ideia é identificar e dominar um nicho de marketing para uma marca, produto ou serviço, usando várias estratégias, que inclui preços, promoções, distribuição, embalagens e competitividade.

O objetivo é criar uma imagem única na cabeça do cliente. Assim, ele irá relacionar a sua marca com algo especifico, que seja distinta do resto do mercado.

Os autores do livro The Battle for Your Mind definem o posicionamento de marca como “um sistema organizado para encontrar uma janela na mente. Baseia-se no conceito de que a comunicação só pode ocorrer no momento e circunstancias certas ”.

Assim, o posicionamento de marca ocorre quando uma empresa possui uma abordagem inteligente e orientada para o futuro, sempre influenciando a forma como seus clientes e público-alvo enxergam a marca.

Posicionamento de Marca vs. Slogan

O posicionamento de marca é geralmente confundido com slogan. O posicionamento de marca é para uso interno, que servem para orientar as decisões de marketing e de operação. Ajuda também na tomada de decisões importantes, que afetam diretamente a percepção do cliente sobre a marca.

Ao moldar a preferência dos consumidores, as estratégias de posicionamento de marca estão diretamente ligadas à fidelidade dos consumidores e a vontade de consumir seu produto.

Um posicionamento efetivo pode ser como a medida em que a marca é percebida como algo positivo, diferente e favorável nas mentes dos consumidores.

Um slogan é um posicionamento externo, que também é marketing. Os insights do seu posicionamento de marca também podem ser transformados em um slogan, mas é importante saber diferenciar e distinguir os dois.

Várias empresas possuem um forte posicionamento de marca. Empresas que basta olhar ou ouvir, já relacionamento a algo. Por exemplo, quando vemos uma maçã, logo relacionamos a Apple, que possui produtos fortes como o iPhone.

Veja Também: Os atributos de uma marca engajadora

Como criar um posicionamento de marca

Uma empresa consegue sobreviver sem posicionamento? Sim, absolutamente. Na verdade, a maioria das empresas oferecem uma experiência modesta. Mas a criação de uma marca forte não é questão de sobreviver, mas sim de prosperar e conexão emocional duradoura com os clientes.

Tudo é uma questão de criar uma reputação, gerar visibilidade e crescimento. E o posicionamento de marca é por onde tudo começa. Para começar uma estratégia, basta seguir estas etapas:

  1. Elaborar um posicionamento de marca

Para começar a elaborar, existem quatro perguntas que você responder e que renderão um conjunto de fatos sobre a identidade que será determinado para sua empresa.

  • Quem é você e como sua marca te representa?

Os atributos mais exclusivos do seu negócio irão o separar da concorrência, mas estabelecer essa diferença é criar atributos que apenas sua empresa pode oferecer aos clientes.

  • Quem é o seu público-alvo e o que eles querem?

Com distinção e atração determinadas, você deve determinar quais clientes sua empresa irá atender melhor. Esses clientes representarão o segmento de mercado e sua posição final no mercado.

  • Como você irá atender de forma confiável essas necessidades?

Grandes marcas entendem que é impossível agradar a todo mundo, o tempo todo. Assim, trabalham com um segmento claramente definido, onde podem atrair uma base de clientes significativa e fiel.

  • Quem são seus concorrentes e o que você faz de diferente?

Tentar encaixar sua empresa em uma posição já ocupada por uma concorrente é uma batalha difícil. Também é uma má ideia tentar copiar outra marca, pois isso claramente irá gerar comparações e enfraquecer sua marca.

  1. Comparações e contrastes para identificar sua própria singularidade

Encontrar diferenças entre sua própria estratégia ajuda a encontrar os melhores canais de comunicação a serem explorar. Avaliar quais canais os concorrentes usam ajuda também a definir qual tipo de mensagem deve ser abordada.

  1. Análise de concorrentes

Investigar e analisar os concorrentes também ajuda a determinar os pontos fracos e fortes do seu próprio negócio. Entender as diferenças entre um negócio e outro concorrente é fundamental para encontrar lacunas que podem ser preenchidas.

  1. Determine sua posição atual

Determinar sua posição no mercado já explorado é tão importante quanto qualquer análise de concorrentes. Assim, você terá mais facilidade de entender sua própria posição de mercado e competir com força por uma participação.

  1. Análise do posicionamento de marca do concorrente

Uma análise do posicionamento de merca do concorrente identifica as condições de mercado que influenciam a quantidade de influência que os concorrentes podem exercer.

  1. Desenvolva uma ideia única de posicionamento de marca

Com todas as informações em mãos, você deve pensar em uma ideia melhor sobre quem o seu negócio é, o que não é e quem é o melhor público a ser explorado. É uma hora de fazer um posicionamento de marca sobre esses fatos.

  1. Teste a eficácia do seu posicionamento de marca

A metodologia de teste consistirá na coleta de dados qualitativa e quantitativa, avaliando todas as etapas anteriores. Esse passo também pode incluir pesquisas, entrevista com clientes, etc. Os resultados do teste devem ser avaliados com cuidado e trabalhados para encontrar o melhor resultado possível.

Posicionamento de marca na mente do seu cliente

Para posicionar sua marca na mente do seu cliente, você deve começar a partir dos objetivos da sua empresa. E todas as pessoas que fazem parte dela devem adotar essa posição.

Cada marca tem um posicionamento, mas nem todos sabem explorar este potencial. A empresa ou negócio que deseja ter uma marca forte e assumir controle do mercado, deve ter um posicionamento de marca forte e apostar em estratégias de marketing.

Criar um posicionamento de marca ideal irá orientar o foco a ser seguido e tornar mais dinâmico as estratégias de marketing e publicidade ao longo do tempo.

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