As redes sociais cresceram em um ritmo tão rápido, que algumas pessoas ainda lutam para enquadra-las em suas vidas. Muitos se tornaram ativos em um nível tão grande, que podem acabar afetando a imagem pessoal sem saber.

Muitos recrutadores estão verificando as redes sociais dos candidatos, além de claro, os responsáveis das empresas também checam, para saber se os funcionários estão falando algo da empresa.

Gerir sua imagem pessoal traz tantos benefícios pessoais quanto profissionais, desde que retratem uma imagem segura. Muitos empregadores não consideram apenas as competências profissionais, mas também seus hobbies e paixões.

Por causa das redes sociais, a vida das pessoas tornou-se mais transparente, e a fronteira entre trabalho e interesses pessoais nem sempre são claras. Muitas empresas olham as redes sociais para saber também se o potencial funcionário será uma boa aquisição à empresa.

Cada empresa tem a sua visão e política diferente. E o funcionário tem de se adequar ao que a empresa pede. Se você não cuidar da sua imagem pessoal, como publicar um conteúdo improprio ou ofensivo, seu empregador pode olhar para você de uma forma diferente.

O que significa imagem pessoal?

Mas afinal: o que realmente significa imagem pessoal? Resumidamente, é o bem mais importante que você possui. A imagem pessoal é a percepção que as pessoas têm sobre você, podendo afetar seu sucesso em todos os aspectos da vida.

A imagem pessoal tem uma série de elementos. A maneira como você se veste, as cores que você escolhe, a maneira como você fala e como se relaciona com outros são alguns dos fatores que determinam sua imagem pessoal. Também são fatores importantes que determinam o sucesso da sua carreira.

Como as redes sociais podem afetar minha imagem pessoal?

É importante lembrar que suas contas nas redes sociais são uma extensão de quem você é, e os empregadores sabem disso. Segundo uma pesquisa feita por uma empresa de monitoramento de mídias sociais, 90% dos recrutadores visitam o perfil de um potencial candidato durante o processo seletivo.

E se você está empregado, suas ações nas redes sociais podem afetar negativamente o seu trabalho. Ou seja, as redes sociais podem ter tanto seu amigo quanto seu inimigo.

Veja também: O desafio do primeiro emprego: Como o jovem pode se preparar para entrar no mercado de trabalho

Quais são os erros fatais que as pessoas cometem nas redes sociais?

Para alguns profissionais, as redes sociais podem significar novas chances na carreira. Para quem comete erros fatais, podem manchar a imagem pessoal e até mesmo significar o fim da carreira. Mas quais são esses erros?

  1. Queixar-se sobre o seu trabalho ou chefe

Um dos maiores erros que mancham sua imagem pessoal é colocar as queixas sobre o seu trabalho ou chefe para todo mundo ver. Mesmo quando você acha que suas postagens estão seguras, alguém pode enviar para a empresa.

E mesmo que esse comentário não prejudique sua carreira de imediato, ele pode ter consequências mais tarde. Um futuro empregador pode vê-lo e decidir não contratar você.

Além disso, falar mal da empresa, do chefe e demais colegas de trabalho em redes sociais é motivo de justa causa.

  1. Cometer plágio

Um conselheiro pode avisá-lo a ficar longe de imagens que exponha demais sua vida, como consumo de drogas. Mas há outras coisas que podem prejudicar sua carreira: o plágio.

Com o crescimento do marketing digital, muitas empresas contratam profissionais dessa área para completar o quadro de funcionário. E plágio é inaceitável no mundo dos negócios.

Uma pessoa que comete plágio é vista como preguiçosa. Nunca poste algo que você não seja o autor. Postou uma foto que não é sua? Dê crédito ao fotografo. Citando um artigo? Cite o autor. Com pequenas atitudes, você terá uma imagem pessoal positiva.

  1. Constantes imagem bebendo/festejando

Se por um lado postar foto com drogas ilícitas irá afastar o recrutador (além de ser ilegal), postar uma foto bebendo ou comemorando não irá afetar ninguém. O problema está na frequência dessas fotos.

Quando bebemos, podemos perder um pouco do controle e acabar em posições constrangedoras. Não há nada de errado em ficar bêbado ou ir as festas, mas são tipos de coisas que recrutadores não gostariam de ver.

  1. Mentir sobre experiências anteriores

Em redes sociais como Facebook e LinkedIn, há um espaço para o profissional para falar um pouco sobre suas experiências anteriores em outras empresas. Por isso, muitas empresas verificam os perfis para avaliar a imagem pessoal e profissional em conjunto.

No entanto, mostrar falsamente que ocupou um cargo mais alto do que realmente fez, ou que não trabalhou em determinada empresa, é uma ótima forma de destruir sua imagem pessoal.

Se houver alguma mentira em seu currículo, o empregador não irá lhe contratar. Mesmo mentindo em currículos, as pessoas tendem a ser mais verdadeiras em mídias sociais.

Basta ter o seu nome ou e-mail, e o empregador terá acesso a todas suas informações, independentemente da rede social.

  1. Comentários preconceituosos

As redes sociais são maiores do que você pode imaginar. Fazer um comentário de cunho ofensivo e achar que está protegido fora da tela é um completo equívoco.

As pessoas não toleram mais comentários preconceituosos e nenhuma empresa quer ser associada a alguém com a imagem pessoal manchada. Há inúmeros casos de pessoas que foram demitidas por conta de comentários impróprios.

Pessoas que postam comentários ofensivos podem ser demitidos por justa causa também. Então todo o cuidado é pouco na hora de expor suas visões e preferencias.

Nunca se esqueça da importância de manter uma boa imagem

Além de não cometer os erros acima, outras dicas clássicas para manter uma boa imagem pessoal incluem evitar postar fotos com pouca roupa, uso de palavrões excessivos, evitar erros de português e a divulgação de notícias falsas.

Por mais que o ambiente virtual seja mais descontraído, é sempre importante cuidar da imagem pessoal. As empresas utilizam as redes sociais ativamente, e seguem regras para não ter a imagem afetada.

Quando utilizamos as redes sociais, temos um leque de opções e novas oportunidades profissionais. Uma pessoa com boa postura e imagem sólida conseguem alçar novos voos na carreira e serem respeitados no mercado de trabalho.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+