Investir em marketing é imprescindível para qualquer negócio, pois toda empresa precisa ser vista e lembrada pelos consumidores. Como empreendedor, reconheço a importância disto na geração de lucros ao longo do tempo.
Não é à toa que grandes corporações investem milhões em marketing – de forma adequada, com base em estudos de mercado e com foco nos resultados. Infelizmente, nem toda empresa age da mesma forma.
Independentemente do porte do negócio e da quantia a ser investida, é importante agir de forma profissional. É preciso dedicar tempo, disposição e tomar alguns cuidados básicos, que coloco a seguir.
1. Conte com bons profissionais
Na área do marketing, muitos se dizem especialistas, mas ao invés de conhecimento e métodos eficientes, trazem soluções caseiras e muitas vezes experimentais. Portanto, procure as referências de quem você trabalha.
É preciso estar alerta para que os investimentos não se tornem pesados custos, que não trarão quase nenhum retorno – nem no curto, médio e muito menos no longo prazo. Com as pessoas erradas, o barato pode sair caro.
2. Conheça seu público-alvo
É apenas sabendo quem são, o que querem, aonde vão e pelo que se interessam seus potenciais clientes que a empresa pode direcionar os investimentos para as mídias mais assertivas. Apostar todas as fichas em uma única ferramenta tende a ser um grande erro.
Há empresas que investem pesado nas ferramentas que estão na moda no momento e só percebem o erro depois do feito. É preciso cautela, pois a retirada de valores do caixa sem garantia de retorno pode levar ao enfraquecimento financeiro, seguido de endividamento. Não se pode ignorar o risco de falência pela má administração de recursos.
3. Acompanhe o retorno
Há dificuldade em acompanhar o retorno em marketing pois ele é em parte mensurável e em parte imensurável. A geração direta de negócios após uma campanha, por exemplo, é mensurável, já o estabelecimento da marca como referência no mercado ao longo do tempo é algo difícil de mensurar mês a mês.
Para compreender as ações e investir de forma adequada, é preciso traçar um orçamento de marketing e acompanhar de perto a sua execução, se possível realizando uma análise aprofundada sobre o retorno do investimento (ROI – sigla em inglês para return on investment).
[Webinsider]
. . . . . .
http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/04/dieta-financeira-conquiste-120-mil-em-10-anos/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/02/08/tenha-360-sobre-a-sua-renda-em-um-ano/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/10/tesouro-direto-e-preciso-analisar-os-pros-e-contras/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/03/03/como-comecar-investir-na-bolsa/
. . . . . .
Leia também:
- Onde investir o 13º salário?
- O dia mundial da poupança
- Os riscos dos principais investimentos
- Comece a investir, mesmo com pouco dinheiro
- Afinal, o que é educação financeira?
http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/09/investir-na-carreira-traz-retorno-a-medio-prazo/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/09/quando-e-indicado-investir-em-cdb-e-rdb/
Reinaldo Domingos
Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista no YouTube. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller "Terapia Financeira".